A Dra. Sandra Sumalla, decana da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), publicou um artigo sobre a operação biquíni com conselhos sobre como não colocar sua saúde em risco no jornal digital Alimente +, do El Confidencial.
Sumalla esclarece que “ninguém deve ser obrigado a mudar o seu corpo. Para aproveitar o verão e as férias, não é necessário mudar nada”.
Apesar do facto de todos os corpos normativos e não-normativos serem “corpos de biquíni”, hoje em dia é difícil escapar às mensagens sobre os nossos corpos. Por esta razão, o Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde sublinhou que nem todas as mulheres têm uma barriga lisa e nem todos os homens têm uma barriga lisa.
É importante ter em conta que não é a aparência física que é importante, mas sim uma boa saúde, diz Sumalla. A este respeito, é importante ter em mente uma boa alimentação e nutrição. Não se trata de fazer mudanças súbitas na dieta, mas de manter um padrão alimentar saudável ao longo da vida. Quando falamos de saúde, não se trata de mudanças rápidas e sem esforço, mas antes pelo contrário.
Explica também a importância dos órgãos que efectuam os processos de “desintoxicação” e salienta a importância da aceitação do nosso corpo, juntamente com o seguimento de uma dieta saudável, procurando um equilíbrio que evite sentimentos de culpa por determinados alimentos.
Finalmente, a partir da Universidad Europea del Atlántico, encorajamos todos os interessados em alimentação a estudar qualquer uma das licenciaturas que a UNEATLANTICO oferece nesta área, tais como Nutrição Humana e Dietética, Ciência e Tecnologia Alimentar, Gastronomia ou Engenharia Agrícola e Alimentar.