O Dr. Rubén Pérez García, professor da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) participou nas Jornadas do Instituto Cervantes promovidas pelo SACIC (Sistema de Acreditação de Centros do Instituto Cervantes), com o tema “O serviço de apoio linguístico (SAPLI) e as variedades do espanhol. Uma experiência partilhada entre os alunos e o departamento de espanhol”.
Estes estágios foram realizados em junho com o objetivo de continuar a dar visibilidade ao que se faz no departamento de espanhol. Foram realizados online através de videoconferências e dirigidos a professores, responsáveis académicos e pessoas das equipas de gestão, direção e administração dos centros acreditados.
A UNEATLANTICO, através do seu Centro de Línguas, criou o Serviço de Apoio Linguístico (SAPLI) em 2022. O serviço é gerido inteiramente por estudantes e oferece aos estudantes de espanhol a possibilidade de entrar em contacto com as variedades do mundo hispanofalante. Isto permite que os professores criem actividades que incluam tudo o que é pan-hispânico de uma forma significativa e real na sala de aula ou em qualquer uma das instalações da universidade, caso seja programado um exercício fora da sala de aula.
Os seus principais objectivos eram partilhar e gerar conhecimentos com base em experiências concretas, dar espaço às experiências bem sucedidas dos centros, abordar as necessidades de formação detectadas nas avaliações e gerar uma cultura de intercâmbio e cooperação entre equipas de diferentes centros.
A ação de formação é uma das muitas actividades destinadas a promover uma cultura de melhoria e de práticas partilhadas, bem como a responder aos interesses e preocupações das equipas dos centros acreditados, expressos pelos centros acreditados nas actividades de avaliação e acompanhamento da sua atividade.