Nas últimas semanas de julho, a Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, por meio de seu diretor e professor da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, promoveu o processo de articulação do Espaço Iberófono por meio de ações significativas de divulgação social em relevantes meios radiofônicos e jornalísticos internacionais.
Em 11 de julho, o Dr. Durántez foi entrevistado na Rádio Mercosul-Enlace Iberoamericano para falar extensivamente sobre o tema “Iberofonia: espanhol e português, o primeiro bloco geolinguístico do mundo”, um programa de rádio de quase duas horas de duração transmitido em vários canais ibero-americanos, que em formato de podcast tem um público de quase sete milhões de ouvintes. Da mesma forma, em 18 de julho, por ocasião do Dia da Ibero-América e do Aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o professor Durántez transmitiu, em nome da Fundação Universidade Ibero-Americana, uma mensagem de harmonia e fraternidade entre as duas comunidades ibero-americanas, inaugurando assim uma iniciativa que será renovada nas mesmas datas nos anos seguintes.
O XII Congresso Latino-Americano de Ciência Política, intitulado “A América Latina como ator na configuração geopolítica global”, também foi realizado de 17 a 20 de julho . O Dr. Durántez e a Dra. Nancy Elena Ferreira Gomes, Diretora Executiva da FUNIBER em Portugal, participaram desse evento. Ambos fizeram uma intervenção conjunta durante a atividade central do congresso, na qual abordaram a integração ibero-americana, contribuindo de forma significativa para o debate acadêmico ao explicar a necessidade de articular o Espaço Pan-Ibérico.
Finalmente, no dia 23, o terceiro artigo do Diretor da Cátedra, intitulado “A Coroa e a Iberofonia”, foi publicado no jornal espanhol ABC, um artigo que, devido à descrição e às abordagens apresentadas, teve um impacto notável na opinião pública espanhola e internacional . Devido ao seu interesse e relevância, ele é anexado abaixo.