A associação que representa o sector da indústria digital em Espanha (AMETIC), em colaboração com a Hisdesat Servicios Estratégicos e outras instituições de referência (Indra, Airbus, Telefónica), organizou o XVI Seminário Espacial na Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO). Este evento, realizado de 4 a 6 de setembro de 2024, reuniu autoridades militares, governamentais e empresariais, consolidando-se como uma referência na análise do papel do espaço na segurança e defesa nacional.
Durante a cerimónia de abertura, liderada pelo Almirante General Teodoro Esteban López Calderón, Chefe do Estado-Maior da Defesa, os participantes debateram a forma como o espaço se tornou um “novo teatro de conflitos” e como afecta a evolução das capacidades operacionais em matéria de segurança e defesa. Nos dias seguintes, representantes do governo e da indústria apresentaram os avanços tecnológicos aplicados aos actuais programas espaciais, destacando o impacto da utilização de satélites nas comunicações seguras, comando e controlo, recolha de informações e navegação.
O programa do seminário incluiu conferências de alto nível e mesas redondas com a participação de líderes da indústria espacial, que abordaram questões fundamentais como os programas de I&D, os desafios da política de segurança comum da UE e as parcerias público-privadas para o desenvolvimento de capacidades espaciais.
Aparicio, Vice-Reitor de Organização Académica e Faculdade da UNEATLANTICO, participou na cerimónia de encerramento do seminário, recebendo a Secretária de Estado da Defesa, Amparo Valcarce García, que destacou a relevância do sector espacial na segurança nacional e a sua projeção futura.
Este evento reafirmou a importância estratégica do espaço na defesa, destacando o papel fundamental das tecnologias espaciais e o seu impacto na segurança e no desenvolvimento económico a nível nacional e europeu.