A Sala de Assembleias da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) acolhe, pelo segundo ano, quatro masterclasses ministradas por profissionais do sector cinematográfico por ocasião da celebração da VIII edição do Festival de Cinema de Santander (FCS).
Estas palestras, abertas a toda a comunidade universitária, foram de particular interesse para os estudantes de Comunicação Audiovisual, Jornalismo e Publicidade e Relações Públicas.
Para abrir as masterclasses, Antonio Saura, diretor-geral da Latido Films, uma agência de vendas internacional especializada em cinema de língua espanhola e europeu, falou sobre as suas experiências e anedotas de distribuição em todo o mundo, sempre com foco nas vendas. Comentou ainda que nunca se sabe onde se vai parar, que “a vida dá muitas voltas” e que “tudo se soma”.
Por seu lado, Laura Basombrío e Anahí Farfán, respetivamente realizadora e produtora de “Las almas”, falaram da possibilidade de ser independente nas filmagens, misturando as fases do trabalho para aprofundar a obra. Explicaram também como, por vezes, é necessário mudar de planos e virar o guião inicial do avesso.
Para a terceira master class, a cineasta, investigadora e programadora de festivais de cinema documental, Ruth Somalo, propôs uma viagem pelas diferentes facetas do seu trabalho, falou sobre o uso correto dos direitos de autor e sublinhou a importância de estabelecer contactos.
Por fim, Gabriela Sandoval e Mela Márquez, juntamente com Fernando Madero, representantes da Fundação Ibero-Americana de Produtores e especialistas em produção e distribuição, debateram a cadeia audiovisual com foco na circulação e divulgação das produções. Além disso, Mela partilhou com os estudantes presentes as suas experiências na Cinemateca Rural da Bolívia. Ele também destacou a importância do audiovisual na educação.
Ao longo da semana, as masterclasses promovidas por Helena Garay, responsável pela área de Extensão Cultural da universidade, juntamente com Ana Visiers, diretora das licenciaturas em Comunicação e Ángela Ruiz, docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, proporcionaram aos estudantes da UNEATLANTICO uma oportunidade enriquecedora de aprender em primeira mão com grandes profissionais do cinema.