Por ocasião do VIII Fórum Agroalimentar da Cantábria, organizado pelo Diario Montañés através do seu suplemento Cantabria en la Mesa, os principais profissionais do sector agroalimentar reuniram-se no auditório da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO). Durante o encontro, apresentaram as suas preocupações e propostas sobre o sector no meio rural, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento e sustentabilidade.
“Produto e consumidor: relações, tendências e mercados”. Foi sob esta premissa que se realizou o oitavo Fórum Agroalimentar da Cantábria. O evento contou com a presença de María Jesús Susinos, Ministra Regional do Desenvolvimento Rural, Pecuária, Pesca e Alimentação do Governo da Cantábria; Rubén Calderón, Reitor da Universidade Europeia do Atlântico; e Víctor Yuste, Diretor-Geral do Fórum Interalimentar, que proferiu o discurso de abertura intitulado “Novos estilos de vida, diferentes compradores num mercado global”.
O VIII Fórum Agroalimentar da Cantábria foi estruturado em três secções principais, moderadas por José Luis Pérez, chefe de redação de El Diario Montañés e coordenador de Cantabria en la Mesa. A primeira, intitulada “Casos de sucesso: estratégias empresariais entre a tradição e a inovação”, contou com a participação de Jacobo Alonso, Diretor-Geral de AgroCantabria, e Leyre Arce, do Departamento de Marketing do Grupo Consorcio.
Em segundo lugar, na secção intitulada “Do mar para a mesa. Novas tendências de consumo”, foi apresentada a perspetiva e os conhecimentos de Rafael Piñeiro Scapachini, Diretor de Relações Externas para o sector da pesca da Mercadona.
Por último, a segunda mesa redonda, intitulada “Marketing e comunicação no sector agroalimentar”, reuniu representantes dos sectores pesqueiro, rural e queijeiro artesanal espanhóis, que debateram as novas tendências e necessidades de promoção dos produtos e das organizações do sector.
Com a participação da UNEATLANTICO no VIII Foro Agroalimentario de Cantabria del Diario Montañés, a universidade destaca o seu compromisso com o sector agrícola. Neste sentido, é de destacar a presença no Fórum de vários alunos das licenciaturas de Ciência e Tecnologia Alimentar (CTA), Engenharia Agrária e Alimentar (IIAA), Nutrição Humana e Dietética ( HND) e Gastronomia (GASTRO) e Administração e Direção de Empresas (ADE).