A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) iniciou o novo ano académico com mais de 900 novos alunos de licenciatura, mantendo um número semelhante ao do ano anterior.
Durante a cerimónia de abertura, participaram várias personalidades, entre elas Sergio Silva, Ministro da Educação, Formação Profissional e Universidades da Cantábria; José Ignacio Quemada, Diretor da Rede Menni de Lesão Cerebral das Irmãs Hospitaleiras de Espanha e Subdiretor Médico do Centro Hospitalar Padre Menni; Natividad Urdín, superiora do Centro Hospitalar Padre Menni; Marcos Ríos Lago, coordenador da Unidade de Traumatismo Cerebral do Hospital Beata María Ana; Roberto Ruiz, vice-secretário geral da universidade; e Rubén Calderón, reitor magnífico da UNEATLANTICO.
Na sua intervenção, Roberto Ruiz apresentou a memória institucional, destacando o décimo aniversário da universidade, que coincide com a sétima turma de licenciados. Destacou também a projeção internacional da UNEATLANTICO, reforçada pela sua pertença à Aliança DIVERSE, uma rede de doze universidades de onze países europeus. Esta aliança promove a colaboração entre instituições do Espaço Europeu do Ensino Superior, permitindo intercâmbios universitários, investigação, mobilidade e estadias para estudantes e professores.
Ruiz destacou ainda a renovação de 100% dos diplomas universitários acreditados pela Agência Nacional de Avaliação e Qualidade (ANECA) e a aprovação, pelo Conselho de Ministros, de um segundo programa de doutoramento: o Doutoramento em Atividade Física e Desporto: Riscos e Benefícios.
Por outro lado, foi recordada a acreditação do Centro de Línguas da UNEATLANTICO como Centro Acreditado do Instituto Cervantes para o ensino do espanhol. Também foi mencionado o recente lançamento da Licenciatura em Tradução e Ensino de Línguas (TEL), inaugurada em setembro.
No que diz respeito às actividades de destaque do ano letivo anterior, foi mencionada a organização do workshop Tour del Talento, a realização dos Jogos Nacionais Erasmus, que acolheram mais de 250 estudantes Erasmus de mais de dez universidades, e os Primeiros Campeonatos Universitários Espanhóis, nas modalidades de surf e badminton, organizados em colaboração com as câmaras municipais de Santander e Ribamontán al Mar, juntamente com as federações cantábricas destes desportos.
No que diz respeito às bolsas de estudo, foi destacado que a universidade, juntamente com a Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER), destinou mais de 700.000 euros para apoiar os estudantes.
Medalha das Irmãs Hospitaleiras
Durante a cerimónia, José Ignacio Quemada fez a laudatio que precedeu a entrega da Medalha Universitária à Instituição das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. A medalha foi recolhida pela Irmã María Natividad Urdín e entregue por Rubén Calderón.
A conferência inaugural, intitulada “Presente e futuro da psicologia”, foi proferida pelo Dr. Marcos Ríos Lago, que salientou o impacto da tecnologia na psicologia, destacando as terapias digitais e a realidade virtual, afirmando que estas estão a “transformar a forma como tratamos os pacientes”.
Por último, o conselheiro Sergio Silva destacou o contributo da UNEATLANTICO para o enriquecimento da oferta educativa na Cantábria, afirmando que a universidade “se consolidou como um agente sólido e prestigiado no campo educativo da região”.
A cerimónia terminou com a entrega dos Prémios Extraordinários de Fim de Curso aos alunos com os melhores resultados académicos das últimas promoções de licenciatura e mestrado presenciais, marcando assim um encerramento brilhante para a inauguração do novo ano académico.