O projeto E+DIETing_LAB da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) obteve o quarto lugar na votação do júri na categoria EDI Community Engagement Initiative of the Year e o primeiro lugar na votação nas redes sociais durante a gala dos Prémios Triplo E. Em representação da UNEATLANTICO, o diretor da licenciatura em Nutrição Humana e Dietética (NHD), Iñaki Elío, assistiu à cerimónia de entrega dos prémios, realizada em Lisboa, Portugal.
Os Triple E Awards são um reconhecimento mundial dos esforços realizados na procura do empreendedorismo e do compromisso no ensino superior. É o primeiro prémio a centrar-se especificamente em diferentes dimensões da terceira missão das universidades. Aplicados à escala regional, os Prémios Triplo E visam promover a mudança nas universidades e realçar o seu papel nas suas comunidades e ecossistemas.
Além disso, o Fórum ACEEU Europa-África 2024 foi realizado durante o evento, reunindo especialistas e pioneiros para fazer avançar as fronteiras do empreendedorismo e do envolvimento no ensino superior. O tema deste ano, “Engaged research and intrapreneurship for social impact: Creating a legacy through action”, destacou o papel da pesquisa engajada e a criação de um sistema que permita que acadêmicos e não acadêmicos atuem como empreendedores dentro da universidade.
Elío destacou que o projeto UNEATLANTICO tem três objectivos específicos claros; produzir cenários práticos de aprendizagem experimental em torno dos casos clínicos mais relevantes e da prática geral do dietista comunitário, produzir tecnologias educativas para a formação de competências práticas e interpessoais em questões de saúde relacionadas com a dietética e aumentar a responsabilidade social das instituições de ensino superior, respondendo à missão da Universidade e promovendo hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis.
Embora tenha sido o responsável pela entrega do prémio, Iñaki sublinhou que “o prémio é o resultado do trabalho de uma grande equipa”. Esta equipa é composta por Arturo Ortega, diretor do Departamento de Projectos; Sandra Sumalla, coordenadora do projeto E+DIETing_LAB; Thomas Prola e Milena Dávalos, gestores de projeto; Kilian Tutusaus, coordenador de tecnologia; Ruth Congregado, coordenadora de comunicação; e Imanol Eguren e Álvaro Lasarte, estagiários do Departamento de Alimentação.
Juntamente com a UNEATLANTICO, participam no projeto E+DIETing_LAB as seguintes instituições europeias: a Universidade de Valladolid (UVA) em Espanha, a Universidade de St. Pölten na Áustria, a Universidade do Porto (U.Porto) em Portugal, a AP Hogeschool Antwerpen na Bélgica e a Universidade Jan Kochanowski (UJK) na Polónia.