Por ocasião da celebração do Día de la Hispanidad, comemorado no dia 12 de outubro, as diferentes delegações da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) na América Latina participaram nas cerimónias organizadas pelas embaixadas espanholas.
O Día de la Hispanidad comemora os laços históricos e culturais que unem a Ibero-América. Este evento celebra as raízes comuns e incentiva a colaboração entre os países da região para promover o desenvolvimento. A data comemora a chegada de Cristóvão Colombo à América em 1492, um acontecimento que marcou o início de um intercâmbio cultural, social e económico entre o Velho e o Novo Mundo.
O México, a República Dominicana, El Salvador, as Honduras, a Costa Rica e o Panamá estiveram entre os locais que assistiram a eventos que destacaram a riqueza e a diversidade do mundo de língua espanhola. Estes eventos contaram com a presença de funcionários, políticos, diplomatas e personalidades relevantes, incluindo ex-presidentes, que contribuíram para reforçar a importância desta celebração. A FUNIBER foi representada na Costa Rica por Claribet Morera Brenes, diretora executiva; na República Dominicana por Massiel Castro Germán, diretor executivo; e no Panamá por Gregorio Urriola Candanedo, diretor, juntamente com Marta Escolà, diretora internacional.
Como parte das celebrações em El Salvador, o músico Gil de Gálvez dirigiu a Orquestra Sinfónica de El Salvador num evento organizado pela Obra Cultural da FUNIBER e pela Universidad Europea del Atlántico. O concerto contou com a presença da embaixadora da Espanha, Sonia Álvarez Cibanal, e do diretor da FUNIBER em El Salvador, Alejandro Herrera, que destacaram a importância da cultura como ponte entre as nações.
Neste contexto, a FUNIBER e a UNEATLANTICO reafirmam seu compromisso com o multiculturalismo que caracteriza seus mais de trinta e cinco campi em quatro continentes. Nesta ocasião, celebra a hispanidade que une Espanha e América através da cultura, da arte e do conhecimento. Além disso, ambas as instituições consolidam a sua posição como a principal plataforma universitária dedicada a promover a cooperação educativa, cultural e científico-técnica entre as nações latino-americanas.