A Associação Cidadã Cantábrica Anti-SIDA (ACCAS) visitou mais uma vez o campus da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) para sensibilizar a comunidade universitária sobre a importância de fazer o teste e de se informar sobre o impacto da SIDA na saúde.
A jornada de sensibilização ofereceu aos estudantes da UNEATLANTICO uma mesa informativa com folhetos explicativos e material de prevenção. Além disso, foi oferecida aos estudantes interessados a oportunidade de fazer um teste rápido de VIH gratuito e confidencial.
Em nome da ACCAS, diferentes colaboradores visitaram o campus, tais como Miriam Bustillo, Olaya Velasco, Bárbara Bretones e María José Acufa para apoiar tanto a mesa de informação como os testes rápidos.
O vírus da imunodeficiência humana (VIH) ataca o sistema imunitário, enfraquecendo as defesas do organismo contra infecções e certos tipos de cancro. Como o vírus destrói as células responsáveis pela resposta imunitária e prejudica o seu bom funcionamento, as pessoas infectadas sofrem uma deterioração progressiva da sua capacidade imunitária.
O VIH continua também a ser um dos maiores problemas de saúde a nível mundial. De acordo com a ONUSIDA, em 2023, o VIH causou a morte de aproximadamente 630 000 pessoas a nível mundial, o que representa uma redução significativa em relação aos números dos anos anteriores.
É de salientar que a Associação Cidadã Cantábrica de Luta contra a SIDA oferece uma abordagem abrangente e gratuita, que inclui assistência, apoio, informação, educação e prevenção.