A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) contribuiu mais um ano para aAsociación Hermandad de Donantes de Sangre de Cantabria para as jornadas de doação de sangue e medula óssea. A unidade móvel deslocou-se ao campus universitário através do Gabinete de Cooperação e Ação Social (OCAS) para recolher doações de professores, alunos e restante comunidade universitária que quisessem participar nesta ação solidária.
Para o efeito, a Universidade montou uma sala onde médicos, enfermeiros e pessoal médico puderam realizar entrevistas e extracções. Para poderem doar, os candidatos tinham de cumprir uma série de requisitos, tais como ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não estar em jejum e não ter qualquer tipo de doença infecciosa. Além disso, cada dador foi submetido a um exame prévio em que foram medidos a tensão arterial e os níveis de ferro, bem como a uma entrevista pessoal para avaliar as suas condições de saúde.
Nesta linha, vale a pena recordar que estas jornadas se realizam uma vez a cada quatro meses do ano académico, com o objetivo de sensibilizar a comunidade universitária e motivá-la a contribuir para garantir a continuidade das doações na região.
Neste mesmo dia, a Associação incentivou toda a comunidade universitária a colaborar também com a doação de medula óssea, oferecendo aos interessados todas as informações a este respeito.