A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) participou do II Fórum Ibero-Americano de Estratégias de Comércio Urbano, realizado no Palácio Magdalena, em Santander. A Dra. Silvia Aparicio, Vice-Reitora de Organização Acadêmica e Corpo Docente, e a Dra. Ana Visiers, Diretora Acadêmica dos cursos de Jornalismo (PER), Comunicação Audiovisual (CA) e Publicidade e Relações Públicas (PRP), participaram da reunião acompanhadas por um grupo de estudantes da Universidade.
Esta conferência, organizada pela Prefeitura de Santander, contou com a colaboração do Governo da Cantábria, da Federação de Comércio da Cantábria (COERCAN) e da Confederação Argentina de Médias Empresas, com o objetivo de promover a reflexão sobre o desenvolvimento do comércio urbano e a adaptação deste setor às novas tendências da digitalização.
Esse encontro faz de Santander o epicentro do comércio urbano, reunindo especialistas, profissionais e representantes de diferentes localidades e países para discutir e compartilhar as melhores práticas e estratégias que estão transformando as cidades.
O fórum reuniu palestrantes renomados, como Eduardo Martín Cardona, especialista em varejo e desenvolvimento de negócios, com mais de 15 anos de experiência no Grupo Inditex, onde foi fundamental para o crescimento de marcas como Pull & Bear, Lefties e Zara Home. Ao longo de sua carreira, ocupou posições de destaque, incluindo a Gerência Geral da Inditex e da Zara Espanha, e trabalhou em empresas renomadas, como Victorio & Lucchino, Grupo Banco Pastor, Noritex na América Central e MediaMarkt. Sua experiência e visão o tornaram uma referência no setor comercial e de varejo. Outros especialistas também participaram, como Antonio Muñiz, Vicente Trueba, Álvaro Galán Alonso e María José Sauco, que compartilharam seus conhecimentos sobre digitalização no setor comercial.
Além disso, durante a conferência, foi debatido o impacto da digitalização urbana no comércio e foram abordados tópicos como estratégias para estimular os espaços comerciais urbanos das administrações locais e regionais, o presente e o futuro do setor associativo comercial e os planos estratégicos para o comércio promovidos pelas administrações. O evento também contou com a presença de comerciantes locais, que compartilharam suas experiências, e representantes internacionais, como Ricardo Diab, Secretário Geral da CAME, juntamente com uma delegação argentina com representantes de Buenos Aires, Salta e Santa Fé. O fórum também contou com a presença de José Gomes de Castro, representante do setor associativo de Lisboa.
A jornada também contou com a participação de várias cidades espanholas, como Santa Cruz de Tenerife, Valência, Bilbao, Barcelona, Oviedo, Villena, Torremolinos, além de instituições como a Associação Espanhola de Gestão de Centros Urbanos (AGECU), que aproveitou a ocasião para realizar sua reunião de diretoria no Palácio de la Magdalena. O Departamento de Comércio de Santander também assinou um acordo com o CAME, com o objetivo de fortalecer a competitividade do setor comercial urbano por meio de iniciativas conjuntas.
Os alunos do curso de Comunicação da Universidade Europeia do Atlântico tiveram a oportunidade de entrevistar alguns desses especialistas e representantes.
Aparicio destacou a importância desse tipo de evento para o aprendizado prático dos alunos, que puderam aprender em primeira mão sobre os desafios e as oportunidades que o comércio urbano enfrenta em um ambiente cada vez mais digitalizado. Ele também expressou seus agradecimentos aos organizadores do evento, que representa um impulso significativo para a inovação e a resiliência do comércio local em Santander.