Giovanna Ruiz, professora do IES Zapatero de Castro Urdiales, dará uma palestra sobre primeiros socorros e salva-vidas aquáticos para os alunos do quarto ano do CAFYD

19 nov 2024
Giovanna Ruiz, professora do IES Zapatero de Castro Urdiales, dará uma palestra sobre primeiros socorros e salva-vidas aquáticos para os alunos do quarto ano do CAFYD

Giovanna Ruiz García, ex-aluna do curso de Ciências da Atividade Física e do Esporte (CAFYD) e da Educação Básica (EP) da UNEATLANTICO, com mestrado em formação de professores, mestrado em pesquisa e inovação educacional e atualmente professora de Educação Física na Educação Secundária da Escola Secundária Zapatero, em Castro Urdiales, compareceu à Universidade como professora convidada para ministrar duas aulas sobre o tema Salva-vidas aquático e primeiros socorros.

O motivo de seu convite foi apresentar propostas para a aplicação didática dos primeiros socorros em diferentes níveis educacionais. O objetivo desse convite é proporcionar aos alunos, como futuros professores, o conhecimento em primeira mão das habilidades necessárias para abordar os conteúdos do currículo de educação física. Ao longo dos anos, como professora de educação física, Giovanna aplicou o conteúdo de primeiros socorros com alunos do ensino médio e de formação profissional, utilizando diferentes metodologias, além de participar de projetos educacionais inovadores, que também a ajudaram a produzir várias publicações científicas.

Da mesma forma, a atividade consistiu na aplicação da Gamificação, ou seja, uma proposta que busca utilizar a diversão e a motivação dos jogos para conseguir um maior engajamento dos alunos com a matéria utilizada e o desempenho em cada atividade proposta. Nesse caso, foi utilizada a técnica “Break-out”, que é uma das práticas gamificadas mais utilizadas em nível educacional, cujo objetivo é desenvolver uma experiência de aprendizagem por meio de um jogo em que os alunos têm de superar vários testes para resolver um problema específico que, nesse caso, os coloca em perigo. Para isso, eles precisam resolver problemas, questionários e enigmas.

Em uma primeira parte teórica, Giovanna se concentrou em explicar sua experiência como professora, juntamente com uma introdução à gamificação como ferramenta educacional no contexto escolar, e em uma segunda parte, mais prática, os alunos puderam colocar em prática um Break Out com o tema do filme “The Purge”, no qual tiveram que resolver situações de emergência simuladas, desde engasgamento até parada cardiorrespiratória.

Nesse sentido, o feedback dos alunos foi muito positivo, com um ótimo relato em termos de aprendizado e experiência como “jogadores”, e com um grande desejo de colocar essa metodologia em prática como futuros professores.