Paula Quijano, professora da UNEATLANTICO, participa de uma conferência organizada pela Universidade de Wroclaw

26 nov 2024
Paula Quijano, professora da UNEATLANTICO, participa de uma conferência organizada pela Universidade de Wroclaw

Paula Quijano, coordenadora acadêmica dos cursos de Tradução e Interpretação e de Línguas Aplicadas da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), participou e ministrou uma palestra na conferência Linguistische Juniorentreffen in Wroclaw, organizada pela Universidade de Wroclaw, na Polônia.

Esta é a segunda vez que a Universidade de Wroclaw faz um convite a Quijano. Devido a restrições de mobilidade docente, sua palestra foi apresentada on-line, “mas foi uma experiência muito enriquecedora”.

Sua palestra, intitulada “Problemas de tradução: ‘gênero’ e ‘advérbios preposicionados’ em idiomas românicos”, fez parte da seção: tradução do alemão. Quijano se concentrou nos problemas de tradução do alemão para o espanhol, especificamente nas discrepâncias morfológicas de um idioma para o outro. Quijano apresentou esses problemas por meio de estudos de caso, usando os contos de fadas dos Irmãos Grimm como exemplo. Além disso, a professora propôs diretrizes para soluções a fim de chegar a uma proposta final de tradução.

Com relação à sua experiência na conferência, Quijano destaca “a qualidade da universidade e dos palestrantes que me acompanharam”. Além disso, ela enfatiza que a conferência é altamente especializada no idioma alemão, tanto do ponto de vista linguístico quanto do ponto de vista da tradução.