O reitor da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), Rubén Calderón, e a decana da Faculdade de Ciências da Saúde e membro da ACG, Sandra Sumalla, assistiram à cerimónia anual de entrega de prémios da Academia Cantábrica de Gastronomia (ACG) que teve lugar no Palácio de la Magdalena.
Durante o evento, presidido por Javier Hernandez de Sande, presidente da ACG, o chefe Sergio Basad, proprietário do restaurante Casona del Judío, recebeu o prémio de melhor chefe do ano. Noelia Sanchez, de La Cartería, recebeu o prémio de melhor sommelier. O prémio de melhor empregado de mesa foi para José Enrique González, do Hotel Bahía; enquanto o prémio de melhor repórter foi para Luis Ruiz Vega. Por sua vez, o restaurante El Bodegón ganhou o prémio de Melhor Restaurante de Cozinha Tradicional.
Nesta linha, Sumalla encarregou-se de apresentar o perfil do vencedor especial da 6ª edição da cerimónia de entrega dos prémios ACG, Manuel Quintana, criador de gado e talhante de Cabezón de la Sal, que recebeu o prémio pelo seu trabalho, durante grande parte da sua carreira profissional, em prol da raça Tudanca, autóctone da Cantábria.
Para além dos profissionais premiados, o evento contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas, entre as quais a presidente da Câmara de Santander, Gema Igual, e o diretor da Odeca, Juan Luis Centeno.
Por último, vale a pena destacar o compromisso da UNEATLANTICO com a gastronomia e o conhecimento integral da mesma, através da licenciatura em Gastronomia que a universidade oferece.