A Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), através do seu Programa de Doutoramento em Atividade Física e Desporto: Riscos e Benefícios, coordenado pelo investigador e docente, Dr. Álvaro Velarde Sotres, lançou uma colaboração científica inovadora com a Federação Cantábrica de Atletismo (FCA).
Este projeto conjunto centra-se na realização de avaliações dos atletas da FCA durante a temporada, com o objetivo de analisar os factores de risco de lesão, a fadiga e o rendimento desportivo. A iniciativa abrange disciplinas como a longa distância, a média distância, a marcha, o sprint, os obstáculos, os saltos, as provas combinadas e o lançamento, e tem como principal objetivo avaliar o impacto da carga de treino e a individualização do treino.
A colaboração não só beneficiará os atletas de topo da região, como também impulsionará a investigação de alta qualidade com atletas de elite, utilizando tecnologias inovadoras e de ponta aplicadas à arena desportiva.
O Dr. Velarde Sotres sublinha que “a integração da investigação no tecido desportivo é considerada uma pedra angular para responder aos desafios que a sociedade enfrenta atualmente, com investigadores formados e qualificados. A relevância do Programa de Doutoramento reflecte-se na sua capacidade de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências no domínio científico”. Salienta ainda a importância da “realização de estudos e investigações de qualidade que proporcionem novos conhecimentos e avanços científicos”.
De referir que o lançamento desta investigação é mais um exemplo dos estudos científicos relevantes realizados pelos alunos do programa de doutoramento da Universidade Europeia do Atlântico.
Esta iniciativa faz parte do acordo recentemente assinado entre a UNEATLANTICO e a Federação Cantábrica de Atletismo, que visa promover e divulgar o desporto na região. Este tipo de ação reforça a sinergia entre a academia e o desporto, consolidando a Cantábria como uma referência na investigação e desenvolvimento no domínio do desporto.