UNEATLANTICO organiza o webinar “O papel da enfermagem angolana na segurança do doente: prevenção de erros de medicação”

22 jan 2025
UNEATLANTICO organiza o webinar “O papel da enfermagem angolana na segurança do doente: prevenção de erros de medicação”

A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) organizará, no dia 27 de janeiro às 17:00 horas (Espanha), o webinar “O papel da enfermagem angolana na segurança do doente: prevenção de erros de medicação”, que será ministrado por Eduardo Elambo.

O evento conta com a colaboração da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), a Universidad Internacional Iberoamericana de Puerto Rico (Universidade Internacional Iberoamericana de Porto Rico, UNIB), a Universidad Internacional Iberoamericana de México (Universidade Internacional Iberoamericana do México, UNINI México), a Fundación Universitaria Internacional de Colombia (Fundação Universitária Internacional da Colômbia, UNINCOL), a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Universidad de La Romana (Universidade de La Romana, UNIROMANA).

O webinar, que se insere no projeto Clinical simulation practice-based learning in nursing (CLINICALSIM), incidirá sobre o papel dos enfermeiros na prevenção de erros de medicação. A administração de medicamentos em Angola é uma atividade da responsabilidade rotineira da equipa de enfermagem. O orador analisará os tipos de erros mais frequentes neste processo e as possíveis acções para prevenir a sua ocorrência.

O CLINICALSIM é um projeto de reforço de capacidades dirigido às instituições de ensino superior em Angola com o objetivo de melhorar a formação prática dos profissionais de enfermagem.

O projeto, liderado pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), envolve várias instituições angolanas: a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA). O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), de Portugal, é também parceiro do projeto.

Eduardo Elambo é atualmente presidente da Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA) e diretor-geral adjunto do Instituto de Especialização em Saúde do Ministério da Saúde de Angola. Licenciado em Enfermagem pela Universidade Agostinho Neto, com Mestrado em Saúde Pública, foi Diretor de Enfermagem do Hospital Geral do Bié (Angola).

A  conferência é gratuita e aberta a todos os interessados no tema, e será transmitida ao vivo pelo canal da FUNIBER no YouTube. Os horários de transmissão podem ser consultados neste link.

Para participar, é necessário registar-se:

Inscrição no webinar “O papel da enfermagem angolana na segurança do doente: prevenção de erros de medicação”

O registo encerra 24 horas antes do webinar.

 

“Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente os da União Europeia ou da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a entidade adjudicante podem ser responsabilizadas pelas mesmas”.