Estudantes de jornalismo exibem o documentário “El Racing, Una Ilusión Inmortal” no auditório da UNEATLANTICO

05 fev 2025
Estudantes de jornalismo exibem o documentário “El Racing, Una Ilusión Inmortal” no auditório da UNEATLANTICO

Os alunos da graduação em Jornalismo (PER) da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) exibiram o documentário “El Racing, Una Ilusión Inmortal” (Corrida, Uma Ilusão Imortal) como comemoração do “plante del Racing” no Salão de Assembléias da Universidade no dia 30 de janeiro.Por meio do curso de Jornalismo Especializado, ministrado por Aser Falgán, chefe da seção de Esportes do Diario Montañés, o grupo formado por Ana Almarza, José Javier Acevedo, Alfonso Arce, Laura Chiva, Blanca Fernández, Adrián Fernández, Alba Girao, Carlota Iribarnegaray, Félix López, Adrián Martínez, Daniel Martínez, Eduardo Molina, Nacho Mora, Mayely Oré, Alejandro Pescador, Paula Ruiz, Dariel Severino, decidiu investigar a era mais sombria do Racing Santander e capturá-la em um documentário.

Os alunos começaram a apresentação do documentário afirmando que: “O ‘plante’ do Real Racing Club de Santander não foi apenas um protesto ou um gesto de rebeldia, mas um ato de amor que deixou claro que os valores do esporte vão além do resultado no placar. Foi um símbolo de resiliência e união diante da adversidade, uma demonstração de como um torcedor pode salvar seu clube quando tudo parece perdido. A partir daí, eles explicaram como a chegada de Ali Syed afetou o clube e os depoimentos que usaram serviram de base para esse documentário.

O vídeo já foi publicado no YouTube e, em menos de um mês, alcançou quase 15.000 visualizações. Esta foi a primeira exibição do documentário e, para isso, eles contaram com vários depoimentos, desde o atual presidente do Racing, Manolo Higuera, até Miguel Ángel Portugal, ex-técnico do Racing. Também contaram com a presença do Ministro de Economia e Finanças do Governo da Cantábria, Angel Agudo, e do Presidente da Associação de Peñas Racinguistas (APR), Bernardo Costa, entre outros.

Após a exibição do documentário, foram apresentados depoimentos em vídeo de Pablo Pinillos, Mario Fernández e Javier Soria, que explicaram como viveram esse momento difícil para o clube e a maneira como lidaram com ele. Também vale a pena mencionar que o representante institucional do Racing, Víctor Diego, também esteve presente no Welcome Day, incentivando os novos alunos a conhecer os Campos de Esporte e a fazer parte do trabalho voluntário da Fundação Real Racing Club.

No final do dia, houve uma sessão de perguntas e respostas em que os participantes puderam saber mais sobre o processo de produção do documentário e as anedotas por trás das entrevistas.

Este slideshow necessita de JavaScript.