Isabel Diego, professora da UNEATLANTICO, participa do programa de ciência e entretenimento “Curioseando” na RTVE Play

07 fev 2025
Isabel Diego, professora da UNEATLANTICO, participa do programa de ciência e entretenimento “Curioseando” na RTVE Play

Isabel Diego,professora de Psicologia da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), participou do programa “Curioseando” com um experimento psicológico relacionado ao tema “Magia ou ciência” transmitido pela RTVE Play.

O episódio abordou a imposição da magia como um método de controle da sociedade e a forma como esse conceito foi apresentado de diferentes maneiras ao longo da história. Isabel interveio analisando o conceito psicologicamente, explicando a necessidade de nosso cérebro de preencher o conteúdo de informações que desconhecemos, o que nos leva ao caminho das crenças mágicas no mundo.

Da mesma forma, ele está ligado às supostas crenças mágicas que permearam a sociedade ao longo da história, onde as pessoas buscavam respostas para questões políticas, sociais e pessoais. Essa era uma estratégia usada pelos detentores do poder para gerar controle sobre a população, levando-a a tomar decisões que beneficiavam principalmente os interesses dos governantes.

Ao analisar como várias civilizações, até os dias de hoje, recorreram ao poder sobrenatural para alcançar desejos pessoais em momentos específicos, por meio de supostos encantamentos e truques, Isabel relaciona isso a um fenômeno psicológico.

Isabel contribui com o programa explicando o Efeito Forer, também conhecido como Efeito Barnum ou efeito de validação subjetiva. Esse fenômeno foi estudado na década de 1940, quando um experimento foi realizado com um grupo de estudantes que receberam informações vagas sobre si mesmos. Em seguida, eles receberam questionários com declarações gerais elaboradas para parecer uma descrição precisa de sua personalidade. Embora as afirmações tivessem o objetivo de gerar uma imagem positiva, nem todos os participantes se identificaram, o que questiona a validade e a confiabilidade desse tipo de avaliação.

Esse efeito está presente no marketing, nas vendas e na publicidade, onde o objetivo é fazer com que as pessoas acreditem no que você quer que elas acreditem, a fim de preencher a lacuna de informações que está faltando naquele momento específico.

Essa atividade, promovida por Isabel Diego, faz parte dos projetos desenvolvidos pela UNEATLANTICO, cujo objetivo é proporcionar à comunidade conhecimentos psicológicos que não apenas informem, mas também inspirem e motivem os alunos a continuar sua formação universitária. Por meio dessas iniciativas, a universidade reafirma seu compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento acadêmico de seus alunos, promovendo um ambiente de apoio e melhoria contínua.