A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) inicia o curso de oratória que servirá de preparação para a VIII edição da Liga de Debates Universitários e Pré-Universitários. Esse workshop reunirá três especialistas em comunicação, política e oratória entre os dias 10 e 14 de fevereiro.
Mônica Bóbeda, criadora do “El Show de la Palabra”, instrutora de técnicas de oratória e com 20 anos de experiência no campo da comunicação e liderança, foi a encarregada de abrir o curso de oratória com o nome: “Aprenda a controlar seu medo de falar em público”.
Após a abertura do curso com o discurso inaugural do reitor da UNEATLANTICO, Rubén Calderón, no qual ele enfatizou a importância de falar em público e a capacidade de se expressar em qualquer ambiente profissional, o curso de oratória foi uma ótima oportunidade para obter uma boa base para falar em público. Luis Eduardo Prado, diretor da Liga de Debates, deu as boas-vindas à palestra de Bóbeda e pediu que o público prestasse atenção e aproveitasse essa oportunidade.
Bóbeda começou falando sobre a seguinte estatística: “três em cada quatro pessoas têm medo de falar em público”. A partir dessa estatística, ele detalhou os tipos de emoções que podem ser sentidas ao falar diante de um público, as formas de identificar o que estamos sentindo e como lidar com cada situação. “As emoções são a trilha sonora de nossas vidas”, disse ele.
Com o objetivo de reduzir o medo do palco, foram realizadas atividades interativas nas quais os alunos tiveram que subir ao palco para falar e interpretar determinadas situações. Além disso, o palestrante enfatizou a importância de não se rotular com as emoções e de sempre ver o lado positivo dos pensamentos intrusivos.