Marta Santiago, atual doutoranda do Doutoramento em Atividade Física e Desporto: Riscos e Benefícios, da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), juntamente com os seus diretores de doutoramento, Susana Pulgar, da Licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Desporto (CAFYD) da UNEATLANTICO e Hugo Olmedillas Fernandez, docente da Universidade de Oviedo, publicaram um artigo de investigação no âmbito do seu doutoramento, na plataforma The Conversation.
O artigo, intitulado “Para além do peso: a anorexia nervosa também afecta o coração”, debruça-se sobre as várias formas como a anorexia nervosa afecta a saúde, com especial destaque para a forma como afecta o coração e os problemas cardiovasculares que daí podem advir.
Por outro lado, o artigo salienta também que os tratamentos para esta doença devem adotar uma abordagem mais ampla e holística. O facto de o doente atingir um peso saudável não garante a normalização completa do organismo. Os desequilíbrios no sistema nervoso autónomo podem persistir e, por isso, uma abordagem mais abrangente é importante para uma recuperação completa.
Santiago salienta também a importância da atividade física e a forma como um estilo de vida ativo pode ajudar a completar a cura e melhorar a regulação autonómica do corpo. Por último, salienta a gravidade da doença e a forma como afecta não só a desnutrição, mas também o coração.
Para ler mais sobre o artigo e os efeitos da anorexia nervosa na saúde, pode aceder ao artigo através da seguinte ligação:
https://theconversation.com/mas-alla-del-peso-la-anorexia-nerviosa-tambien-afecta-al-corazon-249657