A Costa Rica recebe a exposição de Dalí “A divina comédia”, parte da Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO

20 mar 2025
A Costa Rica recebe a exposição de Dalí “A divina comédia”, parte da Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO

A Obra Cultural da FUNIBER e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) celebraram no dia 6 de março a inauguração da exposição “A Divina Comédia” de Salvador Dalí no Museu Jade de San José, Costa Rica.

A exposição estará aberta ao público até 25 de maio, de segunda a domingo, das 08:00 às 17:00 horas, no primeiro andar do Museu Jade.

O evento de abertura contou com a presença de destacadas autoridades e personalidades do âmbito cultural, entre elas Eva Felicia Martínez Sánchez, embaixadora da Espanha na Costa Rica; Laura Rodríguez, diretora do Museu de Jade; Claribet Morera, diretora executiva da FUNIBER Costa Rica, assim como representantes do Instituto Nacional de Seguros.

Claribet Morera destacou o valor desta exposição como uma ponte entre a educação e a arte, enfatizando a forma como a obra de Dalí convida à reflexão e à descoberta de novas perspectivas. “Para a FUNIBER, é essencial continuar promovendo esses espaços para que mais pessoas, especialmente as novas gerações, possam descobrir o poder transformador da arte”, disse ela.

A coleção “A Divina Comédia” de Dalí está dividida em três séries de trinta e três obras que retratam os três cantos do poema imortal de Dante e contém: Inferno, Purgatório e Paraíso.

As ilustrações foram encomendadas pelo governo italiano a Dalí por ocasião do 700º aniversário do nascimento de Dante Alighieri, em 1965. Ao receber essa importante tarefa, Dalí declarou que “foi um dos projetos mais importantes de sua carreira”, pois seu trabalho levou cinco anos nas aquarelas, supervisionando as placas de xilogravura uma a uma.

A xilogravura é uma técnica em que o desenho é impresso em um pedaço de madeira e, em seguida, com a ajuda de uma goiva, a imagem é esculpida à mão, deixando o desenho em relevo, que é então entintado para destacá-lo. Portanto, a transferência envolveu 55 meses de trabalho de artesãos virtuosos sob a supervisão de Dalí.

A coleção de gravuras apresentada foi ilustrada em madeira em um formato de 33 x 26 cm usando papel Vèlin pour chiffon de Rives, selando sua composição com uma placa. A assinatura de Salvador Dalí também foi carimbada na placa.

Esta exposição representa uma oportunidade única para apreciar o talento de Salvador Dalí e sua interpretação visual de “A Divina Comédia”, uma obra literária que transcendeu séculos e fronteiras.

Por meio desse tipo de iniciativas, a FUNIBER Costa Rica reafirma seu compromisso com a promoção cultural, levando à comunidade experiências artísticas que inspiram o pensamento crítico e a apreciação da arte em todas as suas formas.

obracultural