José Ramos Vivas, pesquisador e professor da UNEATLANTICO, dá uma palestra sobre a microbiota humana para os alunos do Centro de Treinamento Somorrostro

24 mar 2025
José Ramos Vivas, pesquisador e professor da UNEATLANTICO, dá uma palestra sobre a microbiota humana para os alunos do Centro de Treinamento Somorrostro

José Ramos Vivas, professor e pesquisador da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), deu uma palestra sobre a microbiota humana para alunos do ensino médio no Centro de Treinamento Somorrostro. O objetivo da palestra foi aproximar os jovens do conhecimento desse ecossistema invisível e de seu impacto na saúde humana.

Durante a palestra, José Ramos explicou a diversidade e as funções da microbiota do nosso corpo, destacando seu papel na digestão, na produção de compostos benéficos à saúde e seu papel como colaborador do sistema imunológico contra possíveis patógenos que possam tentar atacar as diferentes partes do nosso corpo.

Ramos também discutiu a possibilidade de melhorar algumas doenças neurológicas por meio da regulação do número de espécies presentes principalmente em nossos intestinos. Ele se concentrou nas pesquisas mais recentes que relacionam alterações na microbiota com doenças como obesidade, diabetes e depressão.

Para concluir, a palestra incluiu uma sessão de perguntas e respostas, na qual os alunos tiveram a oportunidade de se aprofundar em tópicos de seu interesse, como a influência da dieta e dos antibióticos na microbiota. O professor José Ramos Vivas destacou as ações ou hábitos que prejudicam nossas bactérias e enfatizou a necessidade de promover hábitos de vida saudáveis para manter um equilíbrio microbiano ideal, listando os fatores que favorecem a diversidade bacteriana

A microbiota é objeto de estudos que estão em constante evolução e sabemos cada vez mais sobre como esses microrganismos influenciam nossa saúde, por isso é essencial que os jovens conheçam sua importância, principalmente em relação à alimentação.

Vale ressaltar que a palestra de Ramos reforça o compromisso da UNEATLANTICO em promover educação de qualidade e atualizada, neste caso com foco especial na saúde humana e na importância de temas como a microbiota humana.