Jesús Espinosa, professor da UNEATLANTICO, participa do programa “Youth for Youth Project Cantabria Helsinki-Spain 2025”.

25 mar 2025
Jesús Espinosa, professor da UNEATLANTICO, participa do programa “Youth for Youth Project Cantabria Helsinki-Spain 2025”.

O Dr. Jesús Espinosa Gutierrez, professor da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), participou do programa “Youth for Youth Project Cantabria Helsinki-Spain 2025”, organizado pela Associação de Helsinque, dependente da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

A apresentação de Espinoza, intitulada “Gênero e igualdade. Conceitos básicos e ferramentas para a não discriminação “ aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a igualdade de gênero, a redução das desigualdades e as parcerias para atingir esses objetivos.

Como resultado, vários alunos da graduação em Psicologia (PSI) tiveram a oportunidade de participar como líderes de oficinas em escolas da Cantábria, trabalhando com alunos do ESO e do Bachillerato em questões de conscientização relacionadas aos ODSs. Inicialmente, eles receberam um treinamento intensivo de 5 dias, no qual Jesús também participou como instrutor. Posteriormente, eles visitaram escolas e colégios, aplicando a abordagem de aprendizado de serviço.

O “Youth for Youth Cantabria Helsinki-Spain 2025 ” é um projeto de educação e conscientização sobre Direitos Humanos e valores voltado para crianças em idade escolar e jovens universitários, para que crianças e jovens estejam cientes de seus próprios direitos e obrigações, favorecendo seu desenvolvimento como membros responsáveis de uma sociedade global, igualitária, diversificada e inclusiva.

Sobre Helsinque-Espanha 2025

A Helsinki-Spain é uma organização de direitos humanos que promove o cumprimento dos princípios relacionados aos direitos humanos e às liberdades fundamentais da Ata Final de Helsinque da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

A UNEATLANTICO continua a demonstrar seu forte compromisso ao incentivar a participação ativa de seus professores e alunos para ampliar seus conhecimentos e perspectivas. Por meio dessas experiências, promove um modelo de aprendizado colaborativo para gerar um impacto na comunidade, contribuindo para a formação de futuros profissionais mais conscientes, responsáveis e comprometidos com os desafios globais.