Os alunos do segundo ano do curso de Licenciatura em Educação Primária (PE) da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) visitaram as praias do município de San Vicente de la Barquera, como parte de uma atividade complementar da disciplina “Didática das Ciências Experimentais” ministrada pelo professor Samuel Allende Monje.
Essa iniciativa foi realizada com o objetivo de continuar explorando as lições ensinadas em sala de aula, como as possibilidades oferecidas pelo ambiente natural como um provedor de oportunidades de aprendizado e conectar essas experiências com os elementos curriculares e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Durante a atividade, além de percorrer os espaços naturais de Playa del Tostadero, Playa del Rosal e a estrada que os conecta, foi abordada a importância de promover a conscientização ecossocial e medidas para preservar o meio ambiente na educação primária.
Os alunos puderam experimentar em primeira mão como um aluno com deficiência visual vivenciaria essa atividade, por meio de uma dinâmica que combinou a privação da visão com o desenvolvimento da confiança e o trabalho em equipe. Além disso, foi destacada a importância das medidas de emergência e dos primeiros socorros essenciais em caso de acidente em um ambiente natural.
A UNEATLANTICO continua demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento integral de seus alunos, oferecendo experiências educacionais que enriquecem o aprendizado e reforçam a conexão com o ambiente natural. Por meio dessas iniciativas, a universidade continua a oferecer oportunidades para que os alunos não apenas ampliem seus conhecimentos acadêmicos, mas também adquiram habilidades essenciais para sua formação como futuros educadores. A integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a consciência ecológica nas atividades reforçam o compromisso da UNEATLANTICO com a formação de profissionais comprometidos com a sustentabilidade e a educação holística.