Os alunos de Ciências da Atividade Física e do Esporte (CAFYD) da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) participaram da primeira Clínica de Força e Condicionamento organizada em conjunto pela Rede HSI-Prevent, Athletic Club de Bilbao, Strength Conditioning Society e NSCA Espanha.
A clínica reuniu os principais especialistas em força e condicionamento dos principais times de futebol profissional para compartilhar seu conhecimento e experiência na otimização do desempenho no futebol.
O programa abrangeu vários tópicos. Após as boas-vindas do presidente da SCS, Pedro Alcaraz, e do presidente da NSCA, Ian Jeffreys, as duas primeiras sessões foram seguidas por um painel de discussão. Eles discutiram a preparação física e a reabilitação no futebol feminino. A primeira sessão foi conduzida por Blanca Romero, preparadora física da RFEF, e a segunda por José Mª Villalón, chefe dos Serviços Médicos do Club Atlético de Madrid. Em seguida, Mirari Gandarias, fisioterapeuta do Athletic Club, participou da mesa redonda moderada pela Dra. Laura Nieto, coordenadora acadêmica do Mestrado em Direção e Gestão de Entidades Esportivas da UCAM.
Após uma sessão de networking entre palestrantes e participantes, foram realizadas a terceira e a quarta sessões, com suas respectivas mesas-redondas sobre preparação física de jovens jogadores de futebol. A terceira sessão foi conduzida pelo Dr. Urs Granacher, professor da Universidade de Freiburg, Alemanha, e a segunda pelo Dr. Des Ryan, professor da Universidade de Galway, Irlanda. Além disso, o Sr. Aitor Ugarte, técnico e preparador físico do Athletic Club, participou da mesa redonda, moderada pelo Dr. Kostas Spryrou, professor da Faculdade de Esportes da UCAM.
A quinta e sexta sessões foram intituladas “Let’s allow footballers to play” (Vamos permitir que os jogadores de futebol joguem). Os palestrantes foram o Dr. Francesc Cos, especialista em desempenho do City Group, e Carlos Lalín, fisioterapeuta e especialista em reabilitação do Real Madrid. O Dr. Hernán Giura, diretor médico do Club Atlético Rosario Central, na Argentina, participou da mesa redonda subsequente, moderada pelo Dr. Cristian Marín.
Por fim, quatro outras apresentações foram feitas sob o título “Construindo o desempenho no futebol”. A sétima sessão foi apresentada pelo Dr. Javier Mallo, preparador físico do Rayo Vallecano. A oitava sessão foi ministrada pelo Dr. Íñigo San Millán, fisiologista do Athletic Club. Na nona sessão, participou o Dr. José Antonio Lekue, chefe de serviços médicos do Athletic Club e, finalmente, na décima sessão, o Dr. Sérgio Rodrigues Gomes, radiologista do Al-Ittihad Club da Arábia Saudita. A mesa redonda foi moderada pelo Diretor do Centro de Pesquisa em Esportes de Alto Rendimento, Pedro Emilio Alcaraz, e por Julio Calleja-González, Professor e Dr. do CAFYD da UPV.