Em nome da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico , UNEATLANTICO), Juan Luis Vidal, professor e diretor do Escritório de Relações Internacionais (ORI), Cristina Méndez, membro do ORI e Luis Eduardo Prado, diretor de Comunicação, juntamente com estudantes da universidade, participaram do “Diálogo Europa Jovem”, organizado pelo Parlamento da Cantábria.
O “Diálogo Europa Jovem” faz parte de um dos diálogos locais apoiados pelo Comitê Europeu das Regiões em seu objetivo de aproximar a Europa e os assuntos europeus dos territórios e que também conta com a colaboração da Direção Geral de Fundos Europeus do Governo da Cantábria. É uma forma de tornar conhecidas as preocupações dos jovens sobre a situação na Europa. Além disso, o evento foi inaugurado pelo Presidente do Parlamento da Cantábria e pelo Ministro da Presidência, Justiça, Interior e Simplificação Administrativa do Governo da Cantábria.
O evento consistiu em três mesas redondas, moderadas pela jornalista da Cadena Ser, Jana Sánchez. A primeira mesa foi composta pela estudante da UNEATLANTICO, Paula Díaz-Velarde, que falou sobre os problemas que enfrentamos em termos de ecologia e mudanças climáticas e suas possíveis soluções.
O CEO da SIALI, o chefe da área de Navegação e Robótica do CTC e o técnico da Ingram Micro European Services falaram sobre tecnologia e digitalização na segunda mesa redonda, levantando as oportunidades que a IA traz com um bom uso.
Além disso, na terceira mesa redonda, a estudante romena da UNEATLANTICO Darie Denis-Iulian participou como estudante ERASMUS para falar sobre imigração e sociedade. Além disso, diversas personalidades do mundo político e empresarial da Cantábria participaram do evento, que foi acompanhado de momentos de networking.
O evento foi encerrado pela Diretora Geral de Fundos Europeus do Governo da Cantábria, Marta García, e pela Diretora Geral de Administração Local, Ação Externa e Casas da Cantábria, Marta González.
Esse tipo de iniciativa contribuiu para ampliar o conhecimento dos alunos, fazendo com que eles conhecessem em primeira mão a associação e sua importância. Eles também entendem a relevância que ela tem quando se trata de ajudar os jovens.