Os alunos do curso de Comunicação Audiovisual (CA) e os graduados da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) participam do Festival Internacional de Cinema de Piélagos. O evento será realizado em colaboração com uma sessão de cinema em Torrelavega na próxima quarta-feira, 9 de abril, às 18h30, e serão exibidos os curtas-metragens selecionados na 1ª Jornada de Jóvenes Realizadores Cántabros (1ª Conferência de Jovens Cineastas Cantábricos).
O grupo Jóvenes Realizadores Cántabros continua sua atividade de promoção de novos cineastas da Cantábria após o sucesso da primeira edição, que lotou a Filmoteca de Cantabria. Isso os levou a colaborar com o prestigioso Festival Internacional de Cinema de Piélagos para exibir os curtas-metragens selecionados na Primeira Conferência de Jovens Cineastas Cantábricos.
A exibição será gratuita na Casa de Cultura “Hermilio Alcalde del Río”, em Torrelavega, na quarta-feira, 9 de abril, às 18h30. Serão exibidos nove curtas-metragens e o evento terá duração de aproximadamente uma hora. Além disso, o evento incluirá uma apresentação seguida de uma discussão no final da exibição e uma sessão de perguntas e respostas.
Os trabalhos em exibição tratam de uma ampla variedade de tópicos, desde o meio ambiente até o processo de luto e a própria arte. Além disso, vários deles estão em processo de distribuição em festivais nacionais e internacionais e receberam várias indicações e prêmios.
Os curtas-metragens que participam deste primeiro dia são:
- “A western”, de Juanqui Soto e Luis Paredes.
- “Perdona que te moleste”, de Héctor D. Somonte
- “Kankel, el corazón de la plaza”, de Víctor Díaz e Nerea Pérez
- “Betrayals” (Traições), de Jacobo Chacón
- “¿Dónde está Nora?”, de Guillermo Sanz e Zaykira Solarana
- “Broken Conversations”, de Daniel González Catalina
- “Velar”, produzido por Jesus Choya Zatarain
- “El texto culpable”, de Manuela Gutiérrez Arrieta
- “Cristal”, de Alberto Pacheco
Os organizadores, Héctor D. Somonte e Diego Aramburu-Zabala, ambos estudantes da UNEATLANTICO, enfatizaram que estão muito felizes com o resultado do primeiro dia. “Foi um momento muito especial que nos permitiu interconectar muitos novos criadores que querem entrar no setor, mas não encontravam espaço para fazê-lo”, enfatizaram. Eles também dizem que são muito gratos ao festival Piélagos por colaborar com sua iniciativa e por continuar ajudando a dar voz a todos os novos cineastas da Cantábria.
Vale a pena mencionar que vários dos curtas-metragens mencionados, como Un western, Perdona que te moleste e Kankel, el corazón de la plaza, foram premiados na III edição do Festival de Curtas-Metragens da UNEATLANTICO, que destaca o talento e o esforço dos trabalhos realizados por membros da comunidade universitária.