Os alunos da UNEATLANTICO participam do Festival de Piélagos por meio das Jornadas de Jóvenes Realizadores Cántabros (Jornadas de Jovens Cineastas Cantábricos)

08 abr 2025
Os alunos da UNEATLANTICO participam do Festival de Piélagos por meio das Jornadas de Jóvenes Realizadores Cántabros (Jornadas de Jovens Cineastas Cantábricos)

Os alunos do curso de Comunicação Audiovisual (CA) e os graduados da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) participam do Festival Internacional de Cinema de Piélagos. O evento será realizado em colaboração com uma sessão de cinema em Torrelavega na próxima quarta-feira, 9 de abril, às 18h30, e serão exibidos os curtas-metragens selecionados na 1ª Jornada de Jóvenes Realizadores Cántabros (1ª Conferência de Jovens Cineastas Cantábricos).

O grupo Jóvenes Realizadores Cántabros continua sua atividade de promoção de novos cineastas da Cantábria após o sucesso da primeira edição, que lotou a Filmoteca de Cantabria. Isso os levou a colaborar com o prestigioso Festival Internacional de Cinema de Piélagos para exibir os curtas-metragens selecionados na Primeira Conferência de Jovens Cineastas Cantábricos.

A exibição será gratuita na Casa de Cultura “Hermilio Alcalde del Río”, em Torrelavega, na quarta-feira, 9 de abril, às 18h30. Serão exibidos nove curtas-metragens e o evento terá duração de aproximadamente uma hora. Além disso, o evento incluirá uma apresentação seguida de uma discussão no final da exibição e uma sessão de perguntas e respostas.

Os trabalhos em exibição tratam de uma ampla variedade de tópicos, desde o meio ambiente até o processo de luto e a própria arte. Além disso, vários deles estão em processo de distribuição em festivais nacionais e internacionais e receberam várias indicações e prêmios.

Os curtas-metragens que participam deste primeiro dia são:

  • “A western”, de Juanqui Soto e Luis Paredes.
  • “Perdona que te moleste”, de Héctor D. Somonte
  • “Kankel, el corazón de la plaza”, de Víctor Díaz e Nerea Pérez
  • “Betrayals” (Traições), de Jacobo Chacón
  • “¿Dónde está Nora?”, de Guillermo Sanz e Zaykira Solarana
  • “Broken Conversations”, de Daniel González Catalina
  • “Velar”, produzido por Jesus Choya Zatarain
  • “El texto culpable”, de Manuela Gutiérrez Arrieta
  • “Cristal”, de Alberto Pacheco

Os organizadores, Héctor D. Somonte e Diego Aramburu-Zabala, ambos estudantes da UNEATLANTICO, enfatizaram que estão muito felizes com o resultado do primeiro dia. “Foi um momento muito especial que nos permitiu interconectar muitos novos criadores que querem entrar no setor, mas não encontravam espaço para fazê-lo”, enfatizaram. Eles também dizem que são muito gratos ao festival Piélagos por colaborar com sua iniciativa e por continuar ajudando a dar voz a todos os novos cineastas da Cantábria.

Vale a pena mencionar que vários dos curtas-metragens mencionados, como Un western, Perdona que te moleste e Kankel, el corazón de la plaza, foram premiados na III edição do Festival de Curtas-Metragens da UNEATLANTICO, que destaca o talento e o esforço dos trabalhos realizados por membros da comunidade universitária.

Este slideshow necessita de JavaScript.