O Dr. Jesús Espinosa, professor de história na Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) realizou uma estadia na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), em Portugal, através do programa Erasmus +.
Durante a sua estadia, o Dr. Espinosa desenvolveu actividades académicas nesta instituição. Neste contexto, o docente da UNEATLANTICO deu aulas na licenciatura em Relações Internacionais da UAL.
Por sua vez, o Dr. Espinosa proferiu uma conferência intitulada “A economia no curto século XX”, na qual apresentou uma visão geral da história económica do século XX, estabelecendo ligações com a política externa de diferentes países. Esta sessão contou com a presença de alunos de diferentes cursos, como Psicologia, História, entre outros.
Por outro lado, ofereceu uma conferência denominada Aula Aberta, que teve como tema “Feminismos nos homens e masculinidades, uma visão historiográfica”, aberta a toda a comunidade universitária.
Também estiveram presentes na palestra diferentes professores da UAL, como a Dra. Maria Luisa Jacquinet, professora de história na licenciatura e no mestrado em História e Património, o Dr. Frédéric Vidal, professor do departamento de história, arte e humanidades e Paula Pereira, professora do departamento de relações internacionais.
Esta experiência tem sido um “enriquecimento profissional e cultural” para Espinosa, como ele diz, permitindo-lhe aplicar todos os seus conhecimentos num ambiente internacional, e também aprender novas metodologias, promovendo o diálogo entre comunidades educativas de diferentes países.
É de salientar que a participação do Dr. Espinosa na UAL é um exemplo claro do carácter internacional com uma visão global da educação que é incentivado no campus da UNEATLANTICO.