O auditório da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) foi o cenário do programa ao vivo da Onda Cero no dia 8 de abril. O evento contou com a presença de membros proeminentes da universidade, como Roberto Ruiz, Ana Visiers, Juan Luis Vidal, Diego Lainz e Alvaro Velarde, bem como dos alunos das Licenciaturas em Comunicação, Álex Martín, Álvaro Medina, Bonni Gamarra e Héctor D. Somonte.
O programa começou com uma apresentação sobre a Universidade, na qual Javier Barbero, apresentador do Onda Cero, entrevistou o Secretário Geral e Vice-Reitor de Relações Internacionais, Roberto Ruiz, que destacou o crescimento e a consolidação da UNEATLANTICO, mencionando que a universidade já tem três doutorados aprovados pela ANECA e pelo Conselho de Universidades. Ele também falou sobre a internacionalização do campus e a recente consolidação da Diverse Universities Alliance, da qual a UNEATLANTICO é membro.
Em seguida, os alunos presentesna plateia fizeram uma série de perguntas. Alex Martín, aluno de Jornalismo (PER); Bonnie Gamarra, aluna de Publicidade e Relações Públicas (PRP), Álvaro Medina e Héctor D. Somonte, alunos de Comunicação Audiovisual (CA), foram convidados a participar do programa para compartilhar sua experiência na universidade até o momento, bem como as disciplinas que cursaram. Durante a intervenção, eles falaram sobre suas expectativas em relação ao curso que estão cursando, experiências como estágios curriculares e extracurriculares, bem como o espírito internacional do campus. Bonnie Gamarra falou sobre sua experiência de fazer parte do corpo discente internacional, sendo originária do Peru.
Em seguida, Ana Visiers, diretora acadêmica dos Bacharelados em Comunicação e professora da Universidade, falou, destacando a importância da oferta educativa desses cursos, que até a chegada da UNEATLANTICO não podiam ser cursados na Cantábria.
Por sua vez, Juan Luis Vidal, diretor do Escritório de Relações Internacionais (ORI), destacou a importância da internacionalização na universidade, lembrando que mais de 30% dos estudantes são internacionais. Ele também explicou o programa Erasmus BIPS, que consiste em um curso intensivo de uma ou duas semanas dentro do programa Erasmus, e que vem sendo realizado nos últimos quatro anos.
Diego Lainz, diretor da Fundação Inovação e Desenvolvimento (FIDBAN) e professor da UNEATLANTICO, explicou em que consiste a fundação e seu trabalho no desenvolvimento de projetos inovadores em nível regional, nacional e internacional.
Por fim, Álvaro Velarde, coordenador do Programa de Doutorado em Atividade Física e Esporte: Riscos e Benefícios, concluiu destacando a importância da pesquisa no ambiente esportivo, um exemplo claro são as diferentes pesquisas científicas que estão sendo realizadas com instituições como o Real Racing Club e a Federação Cantábrica de Atletismo. Assim, ele comentou como a pesquisa é uma área que os estudantes de Ciências da Atividade Física e do Esporte (CAFYD) podem ver como outra oportunidade de trabalho muito importante e cada vez mais valiosa.
O programa completo pode ser ouvido no link a seguir.