Representantes da Fundação Hermanas Hospitalarias Padre Menni estiveram na Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) para falar sobre o programa de voluntariado voltado especialmente para os alunos do curso de Psicologia (PSI).
Sonsoles Martí, Chefe de Voluntariado da Fundação Hermanas Hospitalarias, juntamente com Rosa Quintanal e Alicia Canduela, assistentes sociais do centro, participaram da palestra e compartilharam suas experiências e conhecimentos com os alunos.
A Fundação Hermanas Hospitalarias é uma instituição com uma longa história, ativa desde 1953 e comprometida com o bem-estar de pessoas que enfrentam diversas dificuldades no campo da saúde mental. Seu trabalho se concentra no cuidado integral, na atenção e na reabilitação de pessoas com transtornos psiquiátricos, condições de saúde mental e deficiências intelectuais.
A palestra começou com uma introdução que enfocou as origens do trabalho promovido pelo padre Benito Menni, uma figura-chave na criação da congregação das Irmãs Hospitaleiras. Ela tratou de como, movido por uma profunda vocação de serviço e sensibilidade social, Menni identificou a necessidade urgente de prestar assistência e acompanhamento a mulheres que sofriam de problemas de saúde mental em uma época em que esse grupo era frequentemente marginalizado e negligenciado.
No voluntariado, os alunos que decidirem participar dessa iniciativa poderão escolher uma das três áreas disponíveis: Psicogeriatria, Geriatria e Deficiência. Além disso, para orientar essa escolha, foram distribuídos vários formulários durante a palestra, o que permitiu que eles identificassem a área em que se sentem mais confortáveis ou interessados, facilitando assim uma atribuição adequada e uma experiência mais gratificante tanto para os voluntários quanto para os usuários do centro.
Finalmente, cabe destacar que a UNEATLANTICO reafirma seu compromisso com a promoção de iniciativas que incentivem a participação ativa dos estudantes em diferentes áreas de ação social por meio de seu Escritório de Cooperação e Ação Social (OCAS), a fim de contribuir como comunidade universitária para o bem-estar da sociedade.