Os alunos da Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas (ADE) da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), Cristopher Trejo, Marcelo Solís, Diego Weil, José Nelson Romero e Pedro Chávez participam no Hackathon YouForSE, realizado no Espaço Jovem da Câmara Municipal de Santander.
O evento foi cofinanciado pela União Europeia e pelo Global Shapers Santander, e representou uma excelente oportunidade para os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Sob a premissa «Como podemos fomentar uma cultura de empreendedorismo social entre os jovens da Cantábria?», os alunos tiveram de desenvolver uma proposta concreta em torno desta ideia.
Cristopher Tejo, estudante do primeiro ano, participou num grupo com quatro estudantes de diferentes universidades, o que lhe permitiu desenvolver competências de colaboração e adaptação. A equipa de Tejo ganhou o prémio de segundo lugar com a sua proposta de iniciativa intitulada «GIVEcan». Tejo salienta que «a experiência foi extremamente gratificante, pois pude trabalhar com eles (os seus colegas de equipa) durante todo o dia para abordar um tema que até então não conhecia em profundidade: a economia social. Este domínio tem um grande impacto e fiquei fascinada por o descobrir».
Por outro lado, a iniciativa apresentada por outro grupo de estudantes da UNEATLANTICO foi «Eco-Solutions for You», um projeto centrado na formação, aconselhamento e capacitação de jovens para se envolverem ativamente no ecossistema da economia social. Marcelo Solís, subdelegado da Universidade, e membro da equipa que apresentou o projeto, destacou que “foi uma experiência enriquecedora, onde aplicámos os nossos conhecimentos num ambiente real, colaborativo e orientado para a mudança social. Toda a equipa gostou muito do processo e vimos em primeira mão como a formação na UNEATLANTICO nos permite desenvolver ideias com impacto”.
Como reconhecimento pela sua participação, os alunos receberam um certificado que simboliza não só o seu envolvimento no evento, mas também o compromisso da UNEATLANTICO em oferecer experiências de formação que liguem os alunos à realidade e promovam o seu crescimento pessoal e profissional.
Por último, vale a pena destacar a promoção destas iniciativas por parte da Direção Académica, liderada pela Dra. Silvia Aparicio, com o objetivo de promover actividades com impacto direto na sociedade cantábrica. Da mesma forma, a Universidad Europea del Atlántico valoriza especialmente esta proposta, que foi coordenada por Isabel Cuesta, Coordenadora de Projectos Europeus do Gabinete de Projectos Europeus do Governo da Cantábria.