A Obra Cultural da FUNIBER e a UNEATLANTICO inauguram a exposição «Tàpies, colección del grabador Barbarà» na Cantábria

02 maio 2025
A Obra Cultural da FUNIBER e a UNEATLANTICO inauguram a exposição «Tàpies, colección del grabador Barbarà» na Cantábria

A Obra Cultural da FUNIBER e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), inauguraram recentemente a exposição  «Tàpies, colección del grabador Barbarà» no centro de exposições da antiga prefeitura de Laredo, Cantábria, com o apoio da Casa de Cultura e da Prefeitura da cidade.

A exposição pode ser visitada até 15 de junho, com entrada franca. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Laredo, Miguel González González; da conselheira de Cultura, Laura Recio ; do diretor do Centro de Exposições da antiga Prefeitura, Ángel Bueno ; do curador da exposição e diretor da Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO, Federico Fernández ; e da professora de fotografia e diretora de Extensão Cultural da Universidad Europea del Atlántico , Helena Garay .

O prefeito de Laredo elogiou tanto a exposição quanto o espaço que a abriga: “É uma honra para nossa cidade sediar uma exposição dessa magnitude no salão da antiga prefeitura, um espaço que estamos consolidando como referência cultural na região. Tàpies e o gravador Barbarà é uma oportunidade única de aproximar nossos vizinhos e visitantes de uma dimensão artística em que a técnica, o pensamento e a poesia convergem. Estamos comprometidos com uma cultura viva e de qualidade, e esta exposição é um exemplo magnífico disso”.

A exposição, intitulada “Tàpies, coleção do gravador Barbarà”, apresenta 29 gravuras que refletem a rica diversidade de estilos e a evolução artística de Tàpies ao longo de sua carreira. Cada peça oferece uma visão aprofundada de suas mudanças estilísticas, desde suas primeiras explorações até seus trabalhos mais maduros, que destacam como Tàpies empregou um simbolismo complexo em diálogo com elementos científicos e abstratos.

Uma parte significativa das peças exibidas é bon à tirer, o que indica que são as versões aperfeiçoadas pelo artista e usadas como referência para as edições na oficina de gravura de Joan Barbarà. Por esse motivo, cada uma dessas peças é considerada a cópia zero das muitas reproduções feitas na oficina.

Antoni Tàpies, uma figura central da segunda vanguarda espanhola, estabeleceu-se como uma referência fundamental na pintura do século XX. Joan Barbarà, por sua vez, foi um artista de destaque que desempenhou um papel crucial na disseminação da arte, recebendo em seu estúdio figuras importantes como Joan Miró, Picasso e Matisse.