Ontem teve início o Campeonato Espanhol Universitário de Surf 2025, organizado pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO).
A praia de Somo, conhecida pelas suas excelentes condições para o surf, acolheu pela segunda vez na história o Campeonato Espanhol Universitário de Surf. Este evento teve início ontem, 7 de maio, com treinos livres e a cerimônia de abertura, que contou com a presença de personalidades de destaque como Susana Ruiz Núñez, Diretora Geral de Esporte da Cantábria, Francisco Asón Pérez, prefeito de Ribamontán al Mar; e uma delegação da UNEATLANTICO liderada pela vice-reitora de Ordenação Acadêmica e Corpo Docente da universidade, Silvia Aparicio.
Durante a inauguração, Josep Alemany, diretor do Serviço de Atividade Física e Esportes (SAFD) da UNEATLANTICO, deu as boas-vindas formais aos atletas ao campeonato e apresentou os organizadores do evento. Por sua vez, a vice-reitora da UNEATLANTICO, Silvia Aparicio, destacou a importância de continuar promovendo torneios universitários.
Nessa linha, o prefeito de Ribamontán al Mar, Francisco Asón Pérez, convidou os atletas a passar momentos memoráveis em sua terra e agradeceu à UNEATLANTICO pela confiança em organizar o torneio novamente em Somo.
Em nome do Governo da Cantábria, esteve presente Susana Ruiz, Diretora Geral do Esporte da Cantábria, que mais uma vez convidou os atletas a aproveitar o torneio, além de incentivar o companheirismo, apesar de se tratar de um esporte individual. Em seguida, Estefan Martínez Martín, presidente da Federação Cantábrica de Surf, destacou que o mais importante é que os atletas tenham momentos agradáveis, se divirtam e aproveitem o evento.
Da mesma forma, Brian Sánchez, delegado do Comitê Espanhol de Esporte Universitário (CEDU), transmitiu uma mensagem positiva em relação às condições meteorológicas em Somo; além disso, destacou o crescimento do campeonato em apenas um ano e a importância de que o campeonato continue chegando a mais universidades. Por fim, Marta Fernández, representante do Conselho Superior de Esportes, ressaltou que o Conselho Superior de Esportes apoia o esporte universitário e buscará promovê-lo cada vez mais. Este campeonato demonstra que o esporte universitário é extremamente importante e que a carreira esportiva deve ser incentivada.
Por sua vez, Pedro Gutiérrez, secretário da Federação Cantábrica de Surf e diretor de competição, fez uma avaliação positiva durante o primeiro dia do Campeonato devido ao grande número de inscritos deste ano, destacando a participação de universidades das Canárias e da Andaluzia, juntamente com surfistas federados de Marrocos, Espanha e República Dominicana.
A competição de surf continuou hoje, 8 de maio, com as provas individuais e por equipes.