UNEATLANTICO junta-se à celebração do Dia da África

23 maio 2025
UNEATLANTICO junta-se à celebração do Dia da África

No dia 25 de maio, a Universidad Europea del Atlantico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO)  junta-se à comemoração do Dia da África, uma data histórica que marca a formação da Organização para a Unidade Africana (OUA) em 1963, hoje conhecida como União Africana (UA). Este dia não só celebra a diversidade cultural e o patrimônio do continente africano, mas também reflete sua luta contínua pela autodeterminação, unidade e desenvolvimento sustentável.

Este ano, a ONU designou 2025 como o “Ano das Reparações: Justiça para os africanos e afrodescendentes por meio de reparações”, um tema que busca reconhecer as profundas desigualdades históricas e seus efeitos atuais, bem como avançar em direção à justiça social global. Tal enfoque destaca a importância de abordar as injustiças do passado e promover a equidade e a inclusão para as comunidades afrodescendentes em todo o mundo.

Na UNEATLANTICO, a presença de alunos de vários países africanos é valiosa, ampliando assim a visão global do campus. Dentro da comunidade acadêmica, temos orgulho de ter alunos de Angola, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Mali e Senegal. Além disso, é importante destacar a irmandade com a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC).

A relação entre a UNEATLANTICO e os países africanos tem sido fundamental no processo de internacionalização da universidade. Essa colaboração se reflete em inúmeras atividades institucionais e acadêmicas que destacam a participação ativa desses países na vida universitária. Entre elas, podemos mencionar a visita do embaixador de Angola na Espanha, Sr. Alfredo Dombe, que também foi padrinho na cerimônia de formatura dos cursos de Engenharia e Pós-Graduação; a visita do presidente do ISPTEC de Angola; bem como palestras ministradas por professores da UNEATLANTICO em Cabo Verde e Guiné Equatorial.

Da mesma forma, também foram assinados acordos de cooperação com instituições como a UTA de Cabo Verde e o Centro Internacional de Pós-Graduação da Guiné Equatorial. Além disso, contou-se com a visita do ex-ministro senegalês Mamadou Diop Decroix, o que reforça o compromisso da UNEATLANTICO com o fortalecimento dos laços acadêmicos e culturais com o continente africano.