«Matame cornudo» ganha o prêmio de melhor curta-metragem na gala do IV Festival de Curtas-Metragens da UNEATLANTICO

26 maio 2025
«Matame cornudo» ganha o prêmio de melhor curta-metragem na gala do IV Festival de Curtas-Metragens da UNEATLANTICO

A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) acolhe a gala do IV Festival de Curtas-Metragens da UNEATLANTICO. Nesta quarta edição, foram apresentados um total de vinte curtas-metragens e oito foram os prémios atribuídos pelo júri nas diferentes secções do concurso.

A gala foi apresentada pela estudante do curso de Jornalismo (PER), Paula Diaz-Velarde. Antes da entrega dos prémios, os bailarinos da academia de dança TheLab Dance Studio foram os encarregados de abrir o festival com a sua atuação.

Um dos momentos mais marcantes foi a entrega do Prêmio Especial Federico Fernández em reconhecimento à ampla trajetória profissional de Cristobal García, produtor cântabro da La Terraza Films, com uma carreira de referência na indústria, e cujo curta-metragem Segundo premio foi premiado com onze indicações e três Prêmios Goya.

Em seguida, foram entregues os prêmios. Os encarregados desta tarefa foram os alunos da UNEATLANTICO, que demonstraram o seu humor e simpatia. Em primeiro lugar, foi anunciado o prémio de melhor som, que foi atribuído a Víctor Díaz, por «El rostro». O prémio de melhor atriz foi para Isabel Talavera por «Santos y pecadores». Além disso, Óscar Sua-Ibañez foi reconhecido como melhor ator por «A salvo».

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por outro lado, o prêmio de melhor roteiro foi para Oier Arizala por “Uchafu”, enquanto o prêmio de melhor direção de fotografia foi para Carlos Obregón por “La vie est un cirque”. Além disso, o prêmio de melhor montagem foi para Héctor D. Somonte, por “No me mires”.
Para finalizar, foi entregue o prêmio de melhor diretor a Víctor Díaz, por “Matame cornudo”, e o prêmio de melhor curta-metragem, entregue por Cristobal García a “Matame cornudo”, sendo este o claro vencedor da noite. Além disso, este ano, o reitor Rubén Calderón foi o encarregado de entregar um novo prêmio aos curtas-metragens com mais indicações.

Este slideshow necessita de JavaScript.