A terceira edição do Workshop Empresarial do MBA, intitulado “Digitalização Empresarial: Novos padrões de negócio”, realizado na Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), chega ao fim após uma semana repleta de seminários e visitas a empresas de renome do panorama santanderino, cuja direção ficou a cargo da vice-reitora de Ordenação Acadêmica e Docência, Silvia Aparicio.
Entre os dias 7 e 11 de julho, os alunos do MBA viveram uma intensa semana de formação prática, na qual combinaram aulas magistrais com especialistas, visitas institucionais e workshops focados nos desafios atuais do mundo empresarial.
A IA aplicada à empresa, a cargo do professor Manuel Masías, seguida de uma palestra sobre geoestratégia e digitalização empresarial ministrada pela professora Silvia Aparicio. O dia foi encerrado com uma intervenção do diretor de Recursos Humanos da Cerealto, Ricardo Sánchez Montañés.
Ao longo da semana, os alunos tiveram a oportunidade de visitar empresas líderes como a Ingram Micro Cloud, onde conheceram em primeira mão um modelo de negócio digital; o Porto de Santander, para analisar a operação logística portuária; e a sede da Nestlé, onde exploraram o modelo agroalimentar aplicado pela multinacional.
Além disso, foram oferecidos seminários centrados em temas como inteligência artificial aplicada às finanças, digitalização na Vodafone, comportamento do consumidor e comunicação empresarial, com a participação de professores e profissionais de primeiro nível, como Cristina Mazas, Ignacio Dávila e Virginia Matesanz.
A abordagem prática foi consolidada com workshops como o Workshop de Negociação, ministrado pelo professor Juan Luis Vidal, e outro centrado em Empreendedorismo e Criatividade, dirigido pela professora María Valentina González.
Testemunhos dos alunos
Durante a visita à fábrica da Nestlé, um dos alunos provenientes de Angola, José Idalécio Macambo Pucuta, destacou o valor de conhecer por dentro o funcionamento de uma multinacional agroalimentar. Essa experiência permitiu que eles compreendessem de forma prática os processos produtivos e estratégicos que posicionaram a empresa como referência global em seu setor. Para o grupo, foi uma oportunidade enriquecedora pela qual eles ficaram especialmente gratos.
Gabriela Zepeda, aluna de El Salvador, avaliou o workshop como uma experiência formativa muito completa. Ela destacou a qualidade das palestras, ministradas por especialistas em áreas-chave como marketing, recursos humanos, finanças, inovação e tecnologias emergentes, como a inteligência artificial. Ela também destacou a diversidade do grupo, composto por profissionais com diferentes trajetórias, o que favorece um aprendizado colaborativo e multidisciplinar.
Da Costa Rica, Diego Soto destacou a riqueza da experiência não apenas em termos acadêmicos, mas também pela oportunidade de interagir com colegas de diferentes países e continentes. Para ele, o programa permitiu adquirir uma visão clara sobre as tendências globais em digitalização e inteligência artificial. Além disso, elogiou a qualidade dos especialistas e a organização do evento, que superou amplamente suas expectativas.
Esta semana presencial reafirmou o compromisso da UNEATLANTICO com uma formação integral, capaz de conectar o conhecimento acadêmico com as exigências do ambiente empresarial atual. Uma iniciativa que fortalece a visão estratégica dos futuros líderes em administração e gestão de empresas.