Panamá recebe exposição de Picasso organizada pela Obra Cultural da Fundação Universitária Iberoamericana e UNEATLANTICO

25 ago 2025
Panamá recebe exposição de Picasso organizada pela Obra Cultural da Fundação Universitária Iberoamericana e UNEATLANTICO

Obra Cultural FUNIBER e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) inaugurou no dia 13 de agosto, com o apoio da Embaixada da Espanha no Panamá, uma exposição de 32 gravuras da obra ‘La Celestina’, de Pablo Picasso no edifício de pós-graduação da Universidade Tecnológica do Panamá (UTP), como parte do programa de atividades do 44.º aniversário da UTP.

A inauguração contou com a presença de Dr. Gregorio Urriola, diretor da FUNIBER no Panamá; de Dra. Ángela Laguna Caicedo, reitora da UTP, que proporcionou palavras de boas-vindas aos participantes; Elena González, diretora do Centro Cultural da Embaixada da Espanha no Panamá; Candelario Reyes García, embaixador de Honduras no Panamá; Mario Jesús Beltrán, adido cultural da Embaixada do México no Panamá; Dr. Luis Cisneros, diretor da Infoplazas e autoridades da UTP.

Em 1971, Picasso extraiu sessenta e seis gravuras da série 347, produzida em 1968, para serem incluídas na edição do livro La Célestine, do escritor espanhol Fernando de Rojas, que o l´Atelier Crommelynck estava preparando.

Dois tratamentos contrastantes podem ser vistos nessas gravuras da Celestina: Por um lado, as dinâmicas, em que os personagens correm, fogem ou irrompem, mesmo a cavalo, diante de mulheres que reagem à ação invasiva, fugindo ou permanecendo firmes, sendo vítimas ou cúmplices de seu próprio sequestro. Por outro, há os estáticos, nos quais um ou mais cavalheiros desfrutam da contemplação do corpo seminu da dama, exibido a potenciais clientes pela alcoviteira; ou a sua simples exposição frontal em um ou outro grau de nudez, sozinha ou sendo objeto de cortejo pelos conhecidos voyeurs.

A exposição pode ser visitada até 12 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00. Mergulhe no mundo da arte e inspire-se na genialidade de um dos artistas mais influentes do século XX.