A UNEATLANTICO organiza a entrega presencial dos prêmios da VI Edição da Liga Pan-Americana de Debate Pré-Universitário

05 set 2025
A UNEATLANTICO organiza a entrega presencial dos prêmios da VI Edição da Liga Pan-Americana de Debate Pré-Universitário

A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) realizou a cerimônia presencial de entrega dos prêmios da VI Edição da Liga Pan-Americana de Debate Pré-Universitário, um evento que reuniu centenas de jovens talentos de toda a América Latina. A competição decorreu virtualmente entre 28 de abril e 29 de maio, sob o tema central: “Os governos devem investir mais em infraestruturas públicas, mesmo que isso signifique aumentar os impostos?”

Nesta edição, a Liga de Debate conseguiu reunir mais de 450 estudantes de 15 países, organizados em 86 equipes, que iniciaram sua participação completando um Curso de Formação em Fundamentos do Debate, ministrado pela UNEATLANTICO. Esse processo formativo permitiu que eles adquirissem ferramentas essenciais em argumentação, oratória e pensamento crítico, antes de enfrentarem uma intensa fase de competição nacional.

Cada país definiu sua equipe campeã, que posteriormente representou sua nação na etapa internacional. Em reconhecimento ao esforço, comprometimento e qualidade das intervenções, durante as cerimônias presenciais foram entregues diplomas e distinções tanto aos campeões quanto aos melhores oradores e aos participantes mais destacados de cada país.

O diretor da Liga de Debate da UNEATLANTICO, Luis Prado, participou presencialmente em várias dessas cerimônias, destacando-se especialmente sua presença na Guatemala e em El Salvador, onde entregou os prêmios e ofereceu palavras de reconhecimento aos alunos e professores que tornaram possível o sucesso desta edição.

Além disso, as equipes campeãs não só venceram nacionalmente, mas também tiveram o orgulho de representar seus países internacionalmente.

Entre eles, o Colégio Preparatoria Crismar, do México; o Politécnico Professor Raúl Horacio Cairo, da República Dominicana. Na América Central, o Colégio Bautista Internacional, de El Salvador; o Colégio Teresiano, da Nicarágua; a Macris School, de Honduras; o Colégio Santa Teresa, da Costa Rica; o Colégio La Preparatoria, da Guatemala; e o Colégio Internacional del Caribe, do Panamá.

Na América do Sul, completam a lista de escolas vencedoras a nível nacional o Colégio Innova Schools, do Peru; o Colégio Domingo Savio, da Bolívia; o Colégio Salesiano Santo Domingo Savio, da Colômbia; o Colégio Nuestra Señora de la Paz, da Venezuela; o Pedro de Valdivia Peñalolén ISP, do Chile; e o Colégio Centro de Desenvolvimento da Inteligência, do Paraguai. Por fim, vale destacar que o Colégio Andes Innova, do Equador, foi nomeado vencedor na fase equatoriana, mas também foi coroado campeão da VI Liga de Debate em nível pan-americano.

Com essa iniciativa, a UNEATLANTICO continua apostando no desenvolvimento do pensamento crítico, da comunicação eficaz e da liderança juvenil em nível global, reforçando o compromisso da instituição com o acesso à educação superior de qualidade.