O salão de atos da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) acolhe amanhã, terça-feira, 23 de setembro, a nona edição do Fórum Agroalimentar da Cantábria, organizado pelo jornal Diario Montañés, que reúne um grande número de palestrantes em suas seis mesas de debate.
O evento terá início às 9h30 com as boas-vindas do editor-chefe do Diario Montañés, José Luis Pérez, seguidas das intervenções institucionais do reitor da UNEATLANTICO, Rubén Calderón, e da secretária de Desenvolvimento Rural, Pecuária, Pesca e Alimentação do Governo regional, María Jesús Susinos.
O diretor-geral do Fórum Interalimentario, Víctor Yuste, será o encarregado de abrir a rodada de palestras com uma intervenção centrada em “O valor da cadeia agroalimentar na sociedade atual”. Em seguida, o professor de História e Instituições Econômicas da Universidade de Oviedo, Fernando Collantes, analisará o consumo de laticínios na Espanha.
A mesa redonda sobre “Produção e segurança alimentar”, moderada entre as 10h35 e as 11h15, reunirá vozes de destaque do setor pecuário e agroalimentar da Cantábria. Os palestrantes serão: Fernando Ruiz, gerente da AFCA; o pecuarista Álvaro Pereda (Ganadería Arrabal); Jacobo Alonso, diretor geral da AgroCantabria; Luis Pérez Portilla, secretário geral da UGAM-COAG e queijeiro na Granja El Pendo; e Manuel Pérez, diretor do Laboratório Interprofissional Lechero de Cantábria.
O programa continuará com a participação de Pablo Pereda, diretor da fábrica da Andía Lácteos em Renedo de Piélagos, e Álvaro Ortiz, diretor geral da El Buen Pastor, na mesa redonda intitulada “A elaboração”. Também vale destacar a mesa redonda para a apresentação do projeto de recuperação da vaca vermelha pasiega, a cargo de Carlos Micó e Lidia Andrés, do CIFP La Granja de Heras, como exemplo de inovação educacional e conservação do patrimônio pecuário local.
Na mesa redonda intitulada “A valorização”, falarão Diana del Campo, diretora da fábrica da Nestlé em La Penilla; Julián Terán, responsável pela fábrica da Andros em La Serna de Iguña; José María Alonso, queijeiro da Quesoba e presidente da rede Quered; e Charo Arredondo, vice-presidente da InLac e pecuarista.
A última intervenção será de Clara Medina, diretora de Consumo da Mercadona, em uma mesa intitulada “O papel da distribuição na alimentação e saúde da população”.