Víctor González Mijares, chefe de estudos do Centro de Educação Especial Parayas (CEE Parayas), deu uma palestra no âmbito da disciplina «Fundamentos da Educação Especial: Processos de atenção à diversidade» dirigida aos alunos do Mestrado em Formação de Professores de Ensino Secundário Obrigatório e Bacharelado, Formação Profissional e Ensino de Línguas (MFP) da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO).
A disciplina ministrada pelo professor Ignacio Hernando, enfoca os diferentes modelos de escolarização que são contemplados para alunos com diferentes necessidades educacionais. Graças à palestra de González, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão o funcionamento de um centro de educação especial.
Nas palavras de González, «esta apresentação coloca em perspectiva os alunos sobre os centros de educação especial, as necessidades que ocorrem nestes e que são capazes de que, quando chegam à sala de aula possam entender o aluno e atendê-lo da maneira mais adequada». Além disso, durante a sessão explicou a evolução dos centros de educação especial, suas características e as funções dos diferentes profissionais que exercem dentro.
Esta iniciativa, promovida pela equipe docente da UNEATLANTICO, busca proporcionar aos alunos desta pós-graduação uma compreensão mais profunda das necessidades reais, bem como a importância de dar atenção à diversidade, integrando a teoria com a experiência de profissionais ativos.