Estudantes do Máster Universitario en Ingeniería Ambiental, ministrado pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), participaram de uma jornada presencial centrada no estudo teórico-prático dos fatores ambientais do solo e da água.
O primeiro dia começou com uma palestra ministrada pelo Dr. José Ramos Vivas, que abordou temas relacionados à microbiologia aplicada aos solos, desde as culturas até a biorremediação. Esta sessão foi complementada com uma prática de laboratório, onde as estudantes tiveram a oportunidade de realizar diferentes análises com amostras de microbiota em solos e fontes de água.
Durante o segundo dia foram analisados os resultados e tiradas conclusões no laboratório sobre as práticas realizadas no dia anterior. Nesse sentido, as estudantes do Mestrado levantaram diferentes questões sobre como a biorremediação pode melhorar a qualidade do solo e recuperar um local contaminado.
O Mestrado em Engenharia Ambiental,, é projetado como um programa de pós-graduação especializado que forma profissionais capazes de enfrentar os desafios ambientais e promover boas práticas sustentáveis, especialmente em ambientes industriais. A sua metodologia formativa, que combina teoria e prática, permite aos alunos adquirir tanto conhecimentos fundamentais como competências avançadas, aproximando-os das necessidades reais da sociedade e fomentando o seu interesse científico e vocação investigadora.