A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) começou o novo ano acadêmico com quase 900 alunos recém-ingressados entre os cursos de graduação, mestrado e doutorado.
O ato de abertura contou com a participação do conselheiro de Educação, Formação Profissional e Universidades de Cantábria, Sergio Silva; o presidente da Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER), Santos Gracia; o reitor de UNEATLANTICO, Rubén Calderón; e o secretário-geral da instituição, Jesús Peña.
Na sua intervenção, o secretário-geral, apresentou a memória institucional do ano académico e fez o apelo aos alunos que receberam os prémios extraordinários aos melhores expedientes da Promoção do ano académico 2025-2026.Entre os dados destacados, sublinhou que mais de 75% dos novos matriculados são estudantes cántabros, o que consolida o papel da universidade como referência formativa na região. Além disso, notou o aumento no número de alunos em relação ao ano anterior e lembrou que mais de 700 estudantes se beneficiaram de bolsas de estudo.
O secretário-geral também valorizou os novos convênios assinados com empresas e instituições, que ampliam a oferta de estágio externo de graduação, bem como a aposta da universidade em continuar crescendo. Neste sentido, fez menção ao investimento de 30 milhões de euros para a construção de uma segunda residência universitária com capacidade para 240 lugares. Também destacou a consolidação acadêmica da instituição com a implantação de novos mestres e doutorados oficiais, a renovação da acreditação por parte da Agência Nacional de Avaliação da Qualidade e Acreditação (ANECA) e a criação de novos vice-reitores. Também foram premiados os melhores alunos de cada curso da turma 2024-2025.
Após a laudatio pronunciada pelo reitor da Universidade de la Romana, Manuel Hernández Ruigómez, foi entregue a Medalha de UNEATLANTICO a Franklin García Fermín, ministro da Educação Superior, Ciência e Tecnologia da República Dominicana, e a José Antonio Cancel, vice-ministro administrativo e financeiro do mesmo ministério. Em seguida, García Fermín ministrou a lição inaugural sob o título «A gratidão como essência da educação e do serviço».
O conselheiro de Educação, Sergio Silva, interveio posteriormente para valorizar a trajetória da UNEATLANTICO desde sua inauguração, qualificando-a como «protagonista da realidade educacional, cultural e social da região». Além disso, destacou o projeto da nova residência universitária e o plano de expansão das instalações esportivas.
Por fim, o reitor, Rubén Calderón, encerrou o evento com um discurso no qual destacou a importância do ensino, da pesquisa, da transferência de conhecimento e da internacionalização do campus. Calderón também enfatizou o compromisso da UNEATLANTICO com a retenção do talento cântabro, graças à oferta de diplomas que antes não existiam na Cantábria e que obrigavam muitos jovens a cursar os seus estudos fora da comunidade.
Reconhecimentos aos melhores expedientes do ano escolar 2024-2025
Faculdade de Ciências da Saúde
Por parte da Faculdade de Ciências da Saúde, Fernando Maniega, diretor do grau em Ciências da Atividade Física e do Esporte (CAFYD), entregou o reconhecimento a Óscar Pérez Barcena. Iñaki Elío fez o mesmo com Mario Ibáñez Villegas, formado em Nutrição Humana e Dietética (NHD)e Juan Luis Martín foi o encarregado de entregar o diploma a Patricia Morán Quijano, que concluiu o grau em Psicologia(PSI).
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades, Silvia Aparicio, diretora do grau em Administração e Gestão de Empresas (ADE) fez entrega do reconhecimento a Génesis Gabriela Roquel. Também, Helena Garay entregou o prêmio a Laura Chiva, do grau em Jornalismo (PER) e Josep Alemany para Gonzalo Alonso Armengod, formado em Educação Primária (EP).
Escuela Politécnica Superior
Além disso, na Escola Politécnica Superior, Jorge Crespo, diretor da graduação em Engenharia de Organização Industrial (IOI), entregou o reconhecimento a Gonzalo Domínguez Sandoya. No âmbito da Engenharia Informática(II), Manuel Masías concedeu o prêmio a Jesús Ramos González.
mestrados
Nos programas de mestrado, Josep Alemany entregou o reconhecimento a Cristina Estefanía Corral, do Mestrado Universitário em Formação de Professores e Juan Luis Martín a Itziar Pérez Jiménez, do Mestrado Universitário em Psicologia Geral da Saúde.