Estudantes da UNEATLANTICO participam de um projeto de arte público impulsionado pelo coletivo artístico Boa Mistura no Porto de Santander

15 out 2025
Estudantes da UNEATLANTICO participam de um projeto de arte público impulsionado pelo coletivo artístico Boa Mistura no Porto de Santander

Alunos dos cursos em Administração e Gestão de Empresas (ADE), Comunicação Audiovisual  (CA), Jornalismo (PER) e Publicidade e Relações Públicas  (PRP)  da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) participarão ativamente no projeto artístico «ALMA», uma intervenção coletiva desenvolvida no Porto de Santander pelo coletivo Boa Mistura.

O destacado projeto de arte pública foi promovido pela Cantabria Labs e faz parte da iniciativa Tempo de Arte, dirigida por Merche Zubiaga e desenvolvida pelo reconhecido coletivo artístico Boa Mistura.

Este projeto busca fortalecer os laços entre o porto e a cidade de Santander, ao mesmo tempo em que promove um diálogo ativo entre arte, território e cidadania. Através da criatividade e da participação coletiva, esta proposta pretende gerar um impacto social e cultural duradouro, integrando valores como a sustentabilidade, a cooperação e o compromisso comunitário.

O objetivo da iniciativa é transformar quatro silos do Terminal de Granéis Agroalimentares do Porto de Santander, espaço cedido pelo Grupo GOF, em uma obra de arte na qual será representada a palavra «ALMA». Essa palavra será visível de diferentes pontos da cidade e será um símbolo de criatividade e compromisso com o ambiente.

Neste contexto, vinte e cinco estudantes da UNEATLANTICO serão incorporados como voluntários nas diferentes fases do projeto, o que lhes permitirá participar de um processo real de gestão cultural, comunicação corporativa e trabalho em equipe. Esta experiência constitui um valioso complemento formativo, na medida em que transfere as aprendizagens da sala de aula para o âmbito profissional, fomentando competências ligadas à organização de projetos, ao planeamento estratégico e à colaboração interdisciplinar.

Este trabalho também oferece uma reflexão sobre o papel das empresas na promoção cultural e destaca como o patrocínio artístico pode se tornar uma ferramenta eficaz para gerar valor social e fortalecer a identidade coletiva. Neste sentido, Tempo de Arte representa um exemplo de responsabilidade social corporativa orientada para o fomento da arte contemporânea e a transformação urbana, impulsionando a criatividade como motor de desenvolvimento econômico e coesão social.

Com esta ação, Santander dará mais um passo em sua aposta pela cultura como elemento transformador, transformando um ambiente industrial em um emblema artístico que unirá estética, história e emoção. Para os alunos da UNEATLANTICO, esta experiência representa uma oportunidade única de aprendizagem vivencial e compromisso com o ambiente, em linha com a missão da universidade de promover uma educação prática, interdisciplinar e conectada às necessidades da sociedade contemporânea.

Este slideshow necessita de JavaScript.