Alunos dos cursos em Administração e Gestão de Empresas (ADE), Comunicação Audiovisual (CA), Jornalismo (PER) e Publicidade e Relações Públicas (PRP) da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) participarão ativamente no projeto artístico «ALMA», uma intervenção coletiva desenvolvida no Porto de Santander pelo coletivo Boa Mistura.
O destacado projeto de arte pública foi promovido pela Cantabria Labs e faz parte da iniciativa Tempo de Arte, dirigida por Merche Zubiaga e desenvolvida pelo reconhecido coletivo artístico Boa Mistura.
Este projeto busca fortalecer os laços entre o porto e a cidade de Santander, ao mesmo tempo em que promove um diálogo ativo entre arte, território e cidadania. Através da criatividade e da participação coletiva, esta proposta pretende gerar um impacto social e cultural duradouro, integrando valores como a sustentabilidade, a cooperação e o compromisso comunitário.
O objetivo da iniciativa é transformar quatro silos do Terminal de Granéis Agroalimentares do Porto de Santander, espaço cedido pelo Grupo GOF, em uma obra de arte na qual será representada a palavra «ALMA». Essa palavra será visível de diferentes pontos da cidade e será um símbolo de criatividade e compromisso com o ambiente.
Neste contexto, vinte e cinco estudantes da UNEATLANTICO serão incorporados como voluntários nas diferentes fases do projeto, o que lhes permitirá participar de um processo real de gestão cultural, comunicação corporativa e trabalho em equipe. Esta experiência constitui um valioso complemento formativo, na medida em que transfere as aprendizagens da sala de aula para o âmbito profissional, fomentando competências ligadas à organização de projetos, ao planeamento estratégico e à colaboração interdisciplinar.
Este trabalho também oferece uma reflexão sobre o papel das empresas na promoção cultural e destaca como o patrocínio artístico pode se tornar uma ferramenta eficaz para gerar valor social e fortalecer a identidade coletiva. Neste sentido, Tempo de Arte representa um exemplo de responsabilidade social corporativa orientada para o fomento da arte contemporânea e a transformação urbana, impulsionando a criatividade como motor de desenvolvimento econômico e coesão social.
Com esta ação, Santander dará mais um passo em sua aposta pela cultura como elemento transformador, transformando um ambiente industrial em um emblema artístico que unirá estética, história e emoção. Para os alunos da UNEATLANTICO, esta experiência representa uma oportunidade única de aprendizagem vivencial e compromisso com o ambiente, em linha com a missão da universidade de promover uma educação prática, interdisciplinar e conectada às necessidades da sociedade contemporânea.