Silvia Aparicio, vice-reitora de Ordenação Acadêmica e Docente, representa a UNEATLANTICO na inauguração da XIII edição do projeto STARTinnova

27 out 2025
Silvia Aparicio, vice-reitora de Ordenação Acadêmica e Docente, representa a UNEATLANTICO na inauguração da XIII edição do projeto STARTinnova

Silvia Aparicio, vice-reitora de Ordenação Académica e Professor da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) e diretora acadêmica do grau em Administração e Direção de Empresas (ADE) interveio em representação da universidade e da Fundação Inovação e Desenvolvimento (FIDBAN), da qual UNEATLANTICO faz parte do patronato, na apresentação da XIII edição do projeto STARTinnova, organizado pelo Jornal Montanhês.

FIDBAN, promovida pela UNEATLANTICO, e patrocinadora do programa Startinnova, fez uma intervenção durante a inauguração da décima terceira edição do projeto. Esse evento, aconteceu na Sala Argenta do Palácio de Festivais de Santander com uma ampla participação por parte de uma variedade de centros educativos, instituições e empresas que têm apoiado STARTinnova desde o seu início.

Em seu discurso no ato de abertura da XIII edição do StartInnova, Aparicio definiu o programa como o «começo perfeito para treinar o olhar e ensaiar as decisões» que depois usarão em sua carreira profissional. Além disso, destacou a importância de entender o empreendedorismo como um processo que vai além da ideia inicial: «Empreender não é apenas ter uma grande ideia; é saber o que fazer e como fazê-lo», observou, sublinhando que o verdadeiro desafio está em transformar uma proposta em uma empresa sustentável.

Para terminar, lançou um convite claro aos estudantes: «Que se atrevam a gerar valor e que esse valor impacte na sociedade».

Por sua vez, Diego Lainz, professor UNEATLANTICO e diretor de FIDBAN acrescenta que FIDBAN colabora com STARTInnova, reforçando seu compromisso com o empreendedorismo e a inovação entre os alunos. O apoio da fundação à STARTInnova oferece aos projetos juvenis a oportunidade de receber aconselhamento especializado, e quem sabe, também a possibilidade de aceder a rodadas de investimento para o seu desenvolvimento real».

Vale ressaltar que UNEATLANTICO tem sido a sede para diferentes fases do projeto STARTinnova, um projeto organizado pelo Diario Montañés, que se concentra em promover o empreendedorismo jovem e poder aproximar jovens empreendedores com potenciais investidores. STARTinnova é o projeto de empreendedorismo juvenil mais consolidado na Cantábria, atualmente tem doze edições realizadas e conta com a participação de 80 centros educacionais, 6.500 alunos participantes e 60 empresas.