O engenheiro e diretor acadêmico do grau em Engenharia das Indústrias Agrícolas e Alimentares (IIAA) da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico UNEATLANTICO), Emilio Casuso, foi nomeado diretor da Cátedra de Inovação da Indústria Alimentar «Banco Santander-UNEATLANTICO».
Casuso tem uma extensa carreira profissional. Graduou-se em Engenharia Técnica Agrícola com especialização em Explorações Agropecuárias pela Escola de Engenheiros Técnicos Agrícolas de Palencia, e possui um Mestrado em Economia Agrícola pela Universidade Politécnica de Madrid. Atualmente está à frente da empresa Ingeniería Agrícola Emilio Casuso S.L., na qual realizou mais de vinte projetos de engenharia ligados à atividade agroindustrial.
Casuso apontou: «Apenas agradecer a confiança que depositaram em mim e tentarei ajudar a divulgar que a inovação agroalimentar deveria estar presente em todos os setores econômicos (economia, sustentabilidade, digitalização, logística, comercialização etc.)»
Sobre a Cátedra de Inovação da Indústria Alimentar
A Cátedra de Inovação na Indústria Alimentar faz parte do convênio acordado entre o Banco Santander e UNEATLANTICO. O objetivo principal é concentrar-se em reforçar os projetos de inovação e pesquisa relacionados com os diferentes campos do setor agroalimentar.
Além disso, todos os anos o Prêmio da Cátedra de Inovação da Indústria Alimentar é entregue a uma empresa, com o objetivo de reconhecer a inovação no setor alimentar ao longo de sua cadeia de valor, ou seja, em todas as atividades relacionadas direta ou indiretamente com o alimento. O primeiro ano foi concedido à empresa Böreal Artik e no ano passado a Monper Chocolate.