A Associação de Jornalistas da Cantabria (APC) concedeu o Primeiro Prêmio às Melhores Práticas a Dariel Severino, graduado em Jornalismo (PER) e estudante do duplo grau em Comunicação Audiovisual (CA) da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), por seu desempenho durante o estágio realizado no El Diario Montañés.
Além disso, o júri concedeu um segundo lugar a Maximiliano Pedroza Muñoz, estudante da graduação em Jornalismo de nossa universidade, por seu destacado trabalho nas práticas desenvolvidas no ARCO FM.
Durante o concurso, o júri avaliou os diferentes trabalhos apresentados pelos participantes. No caso de Dariel Severino, o aluno apresentou dois relatórios: o primeiro, realizado durante o verão, sobre uma rota de bicicleta desde Astillero até Ontaneda, um percurso de 38 quilômetros que ele mesmo completou. «Foi difícil, mas ver o resultado final fez valer a pena», comentou Severino. Seu segundo trabalho consistiu em uma reportagem audiovisual e escrita sobre o Zoológico de Santillana del Mar, na qual abordou os desafios econômicos que enfrenta a instituição.
Por sua vez, Maximiliano Pedroza apresentou um programa especial emitido a partir da Plaza de las Atarazanas por ocasião da Semana Grande. “Para mim foi uma grande conquista pessoal não só falar na frente da câmera, mas também interagir com o público ao vivo”, destacou o aluno. Como segundo trabalho, Pedroza apresentou uma entrevista ao técnico do Racing de Santander, José Alberto, experiência que qualificou como especialmente significativa por seu interesse no jornalismo esportivo. «Foi uma oportunidade para sair da minha zona de conforto e melhorar em aspectos como a mobilidade, o desenvolvimento e o esforço», acrescentou. Finalmente, ele apresentou um relatório dos times favoritos da Hypermotion League para subir à primeira divisão.
Dariel Severino definiu este reconhecimento como um acabamento de ouro para sua etapa universitária, ressaltando que sempre manteve-se atualizado com seus estudos e concluiu com sucesso seu trabalho de fim de grau. Além disso, lembrou com gratidão a oportunidade de realizar seu estágio em um meio de referência como o El Diario Montañés: «Me candidatei sem muitas expectativas e, quando me confirmaram que tinha sido selecionado, não hesitei em aceitar».
Ambos os alunos coincidiram em salientar que a formação recebida na UNEATLANTICO e o acompanhamento do corpo docente foram fundamentais para alcançar esta conquista, uma vez que lhes proporcionaram as ferramentas e a confiança necessárias para se destacarem no âmbito profissional.
Finalmente, tanto Dariel Severino como Maximiliano Pedroza dedicaram seus reconhecimentos a suas famílias e casais, agradecendo o apoio constante prestado durante sua trajetória acadêmica e nos projetos desenvolvidos ao longo de suas práticas.
Da Universidade Europeia do Atlântico, expressamos nosso profundo orgulho e damos os mais sinceros parabéns a Dariel Severino e Maximiliano Pedroza. Seu esforço, dedicação e alto nível demonstrados são um claro reflexo da excelência educacional que é impulsionada a partir de nosso campus.