Víctor Díaz, estudante de dupla graduação em Comunicação Audiovisual(CA) e Publicidade e Relações Públicas (PRP) da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), ganhou o segundo prêmio do VII Concurso de Roteiros Cinematográficos «Guionízate, Historias que Inspiran», que foi realizado na Fundação Caixa Cantabria.
O roteiro de Díaz intitulado «Memórias apagadas» consistiu em um relato de ficção científica sobre a importância da preservação das lembranças de forma físico-analógica em um mundo totalmente digitalizado.
O aluno conta que a ideia surgiu de duas situações-chave: o apagão elétrico do dia 28 de abril na Espanha e uma viagem à Galiza. Diaz está animado que seu roteiro continue a viajar festivais, na esperança de que isso facilite sua produção no futuro.
Este concurso busca ser um motor de oportunidades para aqueles que acreditam no poder transformador das histórias. A gala, que conta com o apoio da Consejería de Cultura, Turismo e Esporte, foi apresentada pela diretora geral de Cultura e Patrimônio, Eva Guillermina Fernández, no Palácio dos Festivais. Além disso, também participaram o diretor do concurso, Tasio Fernández; a diretora do Festival, Andrea Fernández; e o realizador e presidente da Associação Cántabra Audiovisual (ACuCa), Vicente Vega.
O propósito deste festival, o único desta categoria em Cantabria e um dos poucos na Espanha, é continuar apostando para que o roteiro seja o elemento básico de qualquer produção audiovisual, seja curta-metragens ou longa-metragem. Além disso , busca descobrir e premiar talentos emergentes na escrita de roteiros, fomentando um vínculo profundo entre os criadores e o patrimônio cántabro.