A (Universidad Europea del Atlantico) (Universidade Europeia do Atlântico) (UNEATLANTICO) realizou esta semana uma nova sessão do programa «E agora?» , uma iniciativa orientada a aproximar o mundo profissional aos estudantes universitários através do testemunho de figuras relevantes do âmbito empresarial.
Nesta ocasião, a palestra contou com a participação de Jaime Urculo, presidente da Elecnor, e Jaime Real de Asúa, ex-diretor financeiro da Cementos Portland e do Instituto de Empresa que compartilharam com os alunos suas experiências pessoais e profissionais como líderes de grandes empresas.
O encontro começou com a apresentação de ambos, onde destacaram a importância da formação acadêmica e da atitude pessoal no desenvolvimento de uma carreira de sucesso. Em seguida, abordaram vários aspectos que consideram fundamentais na hora de incorporar novos talentos em suas equipes.
Entre os pontos mais destacados, sublinham que, além do conhecimento técnico, as empresas valorizam especialmente a atitude, a motivação e a disposição para aprender. Eles também ressaltaram a importância do domínio de outras línguas, já que o manejo de línguas estrangeiras não só amplia as oportunidades de trabalho, mas também permite um desenvolvimento mais integral em ambientes internacionais.
Eles também enfatizaram a importância da comunicação efetiva, capacidade de trabalho em equipe e adaptabilidade às mudanças. Nesse sentido, destacaram que manter uma mente curiosa, aberta e positiva é essencial para enfrentar os desafios do ambiente de trabalho atual.
Durante a sessão, também foi abordado o valor do perfil internacional nos profissionais de hoje. Um indivíduo que aprende com outras culturas e se desenvolve em contextos multiculturais não só enriquece o seu currículo com uma nova língua, mas também potencia a sua criatividade, inovação e visão global, qualidades cada vez mais apreciadas pelas empresas num mundo interligado.
A palestra terminou com uma sessão de perguntas, o que permitiu esclarecer dúvidas e aprofundar os temas tratados, fomentando assim um intercâmbio enriquecedor entre os participantes.
El programa «¿Y ahora qué?» reafirma así el compromiso de la Universidad Europea del Atlántico con la formación integral de sus estudiantes, facilitando espacios de encuentro que permiten el contacto directo entre alumnos y líderes empresariales. Esto permite que los universitarios puedan conocer las demandas reales del mercado laboral.