Vicente Bayarri, professor e pesquisador da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) participa no Fórum Digital Heritage 2025 em Abu Dhabi como coordenador de uma sessão e palestrante. O Fórum do Patrimônio Digital é um evento internacional de alto nível que reúne diversas áreas do patrimônio e conferências em uma mesma plataforma.
O Fórum Digital Heritage 2025 reuniu 48 países, 132 palestrantes e 138 instituições líderes a nível mundial, organizado pelo Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi (DCT Abu Dhabi). Isso representou um encontro internacional de grande relevância intitulado «Where heritage meets innovation», em espanhol: «Donde el patrimonio se encuentra con la innovación».
Por sua vez, Bayarri participou como coordenador, junto com Dmitry Voyakin, e relator em uma das várias sessões realizadas. Sua apresentação se concentrou em E-science, gêmeos digitais, a utilização da IA e conservação preditiva de sítios arqueológicos de especial interesse.
Sua sessão, intitulada «Preservar o insubstituível – Conservação digital, arquivística e infraestrutura», focou-se no debate com visão de futuro sobre o patrimônio digital, destacando tanto as oportunidades como os riscos na preservação do insubstituível. Também se concentrou em explorar tecnologias como inteligência artificial; gêmeos digitais; realidade imersiva VR/AR; IoT e sistemas geoespaciais, que estão transformando a antecipação de riscos; monitoramento ambiental; e proteção do patrimônio cultural.
Instituições como o Grande Museu Egípcio, o Museu Nacional da Coreia, a Academia Russa de Ciências, a Biblioteca Nacional do Qatar e o CNRS/DAFA participaram como palestrantes. A sessão destacou direções transformadoras para uma gestão do patrimônio resiliente.
As palestras mostraram uma clara evolução da simples digitalização para ecossistemas de preservação digital sustentáveis, onde a IA, o monitoramento ambiental e os gêmeos digitais permitem antecipar riscos e fortalecer a gestão preventiva.